segunda-feira, 7 de maio de 2012

Retrospectiva

Textos Bíblicos: Lm 3.21 e II Tm 4.7 
Chegamos ao final de ano! Dessa forma podemos olhar para trás e ver as bênçãos derramadas por Deus sobre nós. Final do ano é momento propício de fazer uma retrospectiva associada com uma avaliação: Como foi minha vida com Deus esse ano? Busquei agradá-Lo? Como foi minha vida devocional?
A Rede Globo na sexta feira próxima passada fez sua tradicional retrospectiva mostrando os fatos ocorridos nesse ano de 2004, ela foi recheada de tragédias e mortes, porque é o tipo de notícia faz crescer o ibope, falou-se do assassinato de um  casal pela própria filha, a ameaça nuclear, entre outros problemas. Somente tragédias, mortes, destruição, etc. Nós cristãos de uma maneira geral, também temos a mesma tendência: esquecemo-nos das bênçãos e só lembramos daquilo que ocorreu de ruim na nossa vida. Lembramos que perdemos o emprego, mas esquecemos do sustento de Deus, lembramos da morte, mas esquecemos da bênção da vida espelhada em nossas crianças.
Jeremias em Lamentações têm uma tendência diferente: Procura lembrar, trazer a memória (se apegava a isso), àquilo que lhe dava esperança. E o que trazia esperança para o profeta? As misericórdias do Senhor que não têm fim, pois elas se renovam a cada manhã. Jeremias e o povo de Israel estavam vivendo uma situação difícil com a idolatria e a iminência do cativeiro, as lembranças da situação do povo faziam com que ficasse abatido e profundamente triste, mas apesar disso, o profeta procurava lembrar algo que enchia seu coração de esperança: A misericórdia de Deus é eterna. Isso fornecia ao profeta combustível suficiente para caminhar e estar diante do Deus da vida


Olhando para as nossas faltas
O profeta olha para as misericórdias de Deus, mas também afirma: “Por que se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor”. (Lm 39-40), ou seja, também olha para seus pecados e procura avaliar sua caminhada e reconhece que pecou: “Nós prevaricamos, e fomos rebeldes:…” (Lm 3.42a).
Como o profeta, além da retrospectiva é fundamental para todos nós fazermos uma avaliação da nossa vida: como foi minha vida com Deus? Procurei no ano de 2003 agradar a Deus? Será que feri alguém através de minhas palavras? Meditei de dia e de noite na palavra de Deus? Tive uma vida de oração? Ajudei o necessitado? Dediquei meu tempo para Deus e seu serviço? Fui um dizimista fiel? Testemunhei Cristo com minha vida?
Todas perguntas fundamentais para pensarmos sobre nosso relacionamento com Deus.
O apostolo Paulo no texto de II Tm 4.7 afirma: “combati o bom combate, completei a carreira e conservei (guardei) a fé” ele avalia sua caminhada e podia dizer que tinha vivido nos preceitos de Deus, testemunhado a fé, fazendo assim a vontade de Deus.


Por fazer uma retrospectiva e uma avaliação
Fazer uma retrospectiva é fundamental para que possamos olhar a para aquilo que nos da esperança ,sabendo que Deus esteve e sempre estará conosco e na luta para sermos a cada dia nova criatura, Deus em sua graça (amor que não merecemos) estará derramando sobre nós o seu Espírito dando forças para prosseguirmos para o alvo, até alcançarmos a estatura de homem perfeito, ou seja, sermos mais parecido com Jesus Cristo.
A avaliação é fundamental para consertamos a nossa vida olhando para os erros do passado e vivermos uma nova vida confiada na graça de Deus.
É necessário esse ano guardar a a palavra de Deus no coração como nos ensina o Salmo 119.11 “ Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti” pois a palavra de Deus guardada no coração influencia nossos pensamentos e ações.
Que de 2005 em diante possamos confiar mais na graça de Deus e trabalhar para o engrandecimento do Reino de Deus.
sermão pregado na Igreja Metodista em Poá em 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário