sábado, 5 de maio de 2012

Oração Sacerdotal de Jesus

Paróquia do cristo salvador – Mauá
Homília - 28.10.1999


Santo Evangelho: São João 17.11-19


            O texto do Santo Evangelho proclamado neste domingo é da chamada “Oração Sacerdotal de Jesus”, é uma oração pública, dirigida naturalmente a Deus, mas destinada também aos ouvintes e, procura orientar, consolar e conscientizá-los da nova situação que irão viver quando Jesus for para junto do Pai.
O texto encontra-se nos “Discursos de despedida”. Nos capítulos posteriores Jesus é preso.
Em sua oração Jesus afirma: “- Eu já não estou no mundo. Eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti” (v11).
Parece que o alvo central se deriva da preocupação de Jesus com a comunidade que ele deixa no mundo. Qual a situação desta comunidade? Ele a define: “Estão no mundo, mas não são do mundo”. Se não são do mundo, de quem então?
Pertencem a Deus e, com isso a Jesus que foi glorificado neles. O mundo não tem mais poder sobre eles. Que mundo é este a qual Jesus se refere? É o mundo dos seres humanos. É o mundo que as pessoas convivem, se relacionam entre si.
É interessante notar que Jesus clama para que Deus não tire os cristãos e cristãs do mundo, mas que os preserves do mal.
O cristão é aquele que está no mundo, mas não pertence ao mundo, ou seja, ele participa da estrutura caída, corrompida, corrupta, pois não se conforma com elas.
O grupo dos crentes em Jesus, a comunidade, vive uma relação diferente com as estruturas do mundo. Continua no mundo, mas não é do mundo. É de Deus. Ela tem que ficar no mundo, é aqui que deve provar a sua fé.
Isto significa que o cristão não precisa das coisas do mundo? Que ele as rejeita? Abstém-se delas? Não é bem assim! O discípulo de Cristo está no mundo, vê, ouve e come aqui na Terra, veste roupas do mundo, mas não permite que isto determine sua conduta, seus pensamentos, suas ideologias…, pois quem determina sua vida é o mandamento do amor. Por isso, o mundo o odeia, pois o mundo tem dificuldade em aceitar o mandamento. Amai-vos uns aos outros como vos amei.

Mas como estar no mundo e não ser do mundo?
1º não participar dos esquemas corruptos desse mundo;
2º não se conformar com o mundo, mas testemunhar a verdade, para que as estruturas malignas do mundo sejam transformadas;
3º Sermos um, como Jesus é um no Pai, (v11) para que o mundo perceba o amor, o carinho, a misericórdia da igreja, pois somente o amor pode transformar.
            Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário