segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Instituição de Ministro Leigo

* O Candidato se apresenta ao pároco:
Candidato: Reverendo Pároco, atendendo o chamado de Cristo, me proponho a trabalhar, como Ministro Leigo, nesta paróquia.
Pároco/Bispo: Nosso Senhor, através da Igreja, continua o seu ministério entre todas as pessoas. Deus, por meio do Espírito Santo, continua a vocacionar e a chamar alguns dentre o seu povo para assumir os ministérios do ensino, liderança, música e evangelização, para a edificação e o crescimento do Corpo de Cristo que é a própria Igreja. Todos os batizados são chamados a participação ativa no Ministério de Cristo e, como seu Corpo na Terra, recebemos dons para servir a Deus na Igreja e no mundo, para a glória de Cristo, nosso Rei e Cabeça. Estejamos, pois, atentos aos compromissos que serão agora assumidos por este irmão (ou irmã). Escolhido para o exercício dos dons que lhes foram concedidos pelo Espírito Santo estai disposto a desempenhá-lo com generosidade, esforço e disciplina, conforme a orientação de Deus?

Candidato: Sim, com a graça de Deus

Pároco/Bispo: Promete, então, pregar, servir, ministrar e ajudar, a tempo e fora de tempo, fazendo a sua parte para que os reinos deste mundo se submetam ao Rei dos reis e para maior glória de Deus?

Candidato: Assim, farei, ajudando-me o Senhor

Pároco/Bispo: Esforçar-te-ás em cumprir com reverência e fidelidade o ofício de Ministro Leigo, e trabalharás em comunhão com o teu pároco?

Candidato: Assim, farei, ajudando-me o Senhor
Creio que as Santas Escrituras, do Antigo e do Novo Testamento, são a Palavra de Deus, e contêm tudo o que é necessário para a Salvação. Dou meu cordial assentimento e aprovação à doutrina, culto e disciplina da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, e prometo, com a graça de Deus exercer fielmente o ofício de Ministro Leigo na Paróquia (_____________), da melhor maneira que me for possível.
Pároco/Bispo: (N. ), eu te admito como Ministro Leigo desta Paróquia; que possas servir, nesta Casa de Oração, com fidelidade, dedicação e zelo. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

*Todos se põem de pé

Pároco: Oremos
Todos: Graça te damos, Senhor, porque tu nos convidas a sermos vossos cooperadores. Concede-nos o teu Espírito, para que possamos, na multiplicidade dos dons e ministérios, servir a ti e ao próximo com fé e simplicidade de coração. Que tua Igreja toda seja instrumento de renovação e sinal de esperança para o mundo. Dá-nos, ó Pai, a tua graça e confirma a obra de nossas mãos. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.
(Paróquia da Santa Lídia - 01.08.2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário