segunda-feira, 6 de maio de 2013

Bodas de Ouro

 
Oficiante: Caríssimos, estamos reunidos aqui fraternalmente na presença de Deus para celebramos as Bodas de Ouro deste casal:
Quando empreendido com discrição, reverência, reflexão, sobriedade, e no temor de Deus, o Santo Matrimônio é uma fonte de benções e de paz, do que dão público testemunho estas duas pessoas aqui presentes.
Deveis considerar o inestimável benefício que tendes recebido das mãos de Deus, alcançando este dia, pleno de significação para vós; recordando todas as benções resultantes de vosso Matrimônio; avaliando a preciosa experiência adquirida na vida conjugal, em virtude do que, pudestes expulsar muito do egoísmo humano de vosso corações e conseguistes cultivar o verdadeiro amor, no seu mais profundo e nobre sentido.
Por tudo isto, meus abençoados Irmãos, eu vos exorto a que deis sinceras graças a Deus, por tão grandes dádivas, e cordialmente renoveis as promessas e votos de mútuo amor e fidelidade que um dia fizestes um ao outro.
Declaração de Consentimento
* O Ministro dirá ao Esposo
_________ Agradecendo a Deus todos os seus benefícios, queres renovar a promessa de amor e fidelidade àquela que tem sido sua companheira fiel e Esposa dedicada em todas as horas, desde que a recebeste?
O Esposo responderá: SIM
* O Ministro dirá à Esposa
__________. Agradecendo a Deus todos os seus benefícios, queres renovar a promessa de amor e fidelidade àquele que tem sido seu companheiro fiel e Esposo dedicado em todas as horas, desde que o recebeste?
A Esposa responderá: SIM
* Se o casal tiver filhos, e netos e estes estiverem presentes, o Ministro lhes dirá.
Amados irmãos, tendes alcançado uma das maiores benções a que podeis aspirar na terra: de participardes intimamente desta alegria e desta comemoração solene.
Mirai-vos no exemplo de vossos pais e avós, que, depois de longos anos unidos pelo Santo Matrimônio, aqui se encontram, pela graça de Deus, cordialmente dispostos a renovar a promessa e os votos de amor e fidelidade que fizeram um dia um ao outro.Permita Deus que este gesto sirva de inspiração a muitos, para que as virtudes do lar sejam cultivadas, a vida humana engrandecida e Cristo glorificado!
Leitura da Palavra de Deus (se houver Eucaristia ler o Santo Evangelho...)
Sermão
* O Celebrante poderá pedir a Bênção de Deus sobre as Alianças, usando a seguinte fórmula:
Abençoa, ó Senhor, estas Alianças, que simbolizam a renovação das promessas de amor e fidelidade destes teus filhos, e permite que eles continuem a viver sob tua proteção e ampara, todos os dias de sua vida, em honrando e glorificando o teu Santo Nome, por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.
* Cada um coloca a Aliança no dedo anelar do outro, dizendo:
Por esta aliança que relembra os nossos esponsais, eu te faço participante de todas as bênçãos e minha vida; Em o Nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Orações
Estando todos de , o Ministro dirá:
Oremos com as palavras que nosso Senhor nos ensinou:
Todos
  - Pai nosso, que estás nos céus, .............Amém.
Oficiante: - Oremos.
Eterno Deus, Criador e Preservador da vida, Autor da Salvação e Doador de toda graça; envia a tua benção sobre estes teus filhos, os quais em teu Nome abençoamos; a fim de que continuem a viver fielmente juntos, cumprindo e guardando constantes os votos e as promessas que fizeram um ao outro, de que estas Alianças são penhor e prenda, e assim permaneçam em perfeito amor e paz, vivendo segundo os teus mandamentos mediante Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.
Permite que todas as pessoas casadas, que tenham sido testemunhas desta renovação de promessas solenes, tenham suas vidas fortalecidas e reafirmadas as suas lealdades. Amém.

Bênção
Deus de toda a bondade, graças de damos por teres enviado Jesus Cristo, para nascer de mãe humana e transformar o caminho da cruz em vida. Damos-te graças, também, por consagrar em seu Nome a união do homem e da mulher. Pelo poder de teu Espírito Santo, derrama continuadamente a plenitude da tua Bênção sobre este casal (__________ e __________). Defende-os de todo o mal. Guia-os na alegria da tua paz. Que seu mútuo amor seja um selo sobre seus corações, um manto sobre seus ombros e uma coroa em suas frontes. Abençoa-os em seu trabalho e em seu companheirismo; no seu dormir e seu despertar; em suas alegrias e suas contrariedades; na sua vida e na sua morte, e, finalmente, por tua misericórdia, conduze-os à mesa de teu lar celestial onde teus santos festejam eternamente; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que contigo e o Espírito Santo vive e reina, um Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.
*Se houver presente um bispo ou presbítero:
Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, vos abençoe, conserve e guarde; o Senhor, misericordiosamente, vos conceda as riquezas de sua graça; para que possais agradá-lo tanto no corpo quanto na alma, e vivendo juntos em e amor possais receber as Bênçãos da vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário