quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Felicidade é dos que são felizes

Paróquia do cristo salvador – Mauá
Homília – Dia de todos os santos
01 de novembro de 2006 – oração vespertina

 Primeira Leitura: Apocalipse 7.2-4; 9-14.
Segunda Leitura: II Coríntios
Salmo 128
Evangelho: São Mateus 5


Você conhece alguém pobre financeiramente, mas feliz? Ou doente, mas que demonstra uma grande felicidade?
Quando eu era pastor metodista em Atibaia, eu visitava periodicamente uma senhora muito doente com a intenção de consolar, mas saia daquela casa consolado por causa da sua felicidade.
Será que somos realmente felizes quando baseamos nossa felicidade em bens materiais? Muitas vezes ouvimos: “- fulano deve ser muito feliz, ganhou na loteria”, mas raramente ouvimos “- Fulano é feliz, pois está prestando um serviço a alguém”. Qual das duas é mais apreciada pela sociedade em que vivemos?
A televisão e a propaganda apresentam a felicidade como ter um carro X e uma televisão y.
E a felicidade apresentada por Jesus parece ser completamente diferente de tudo o que se costuma dizer e pensar sobre a felicidade. Parece que Jesus coloca o mundo de cabeça para baixo. Não só aqui no sermão do monte, mas em outros lugares:

- Feliz de quem chora;
- Feliz de que sofre;
- Feliz de que apanha.

Jesus afirma: Felizes são os pobres de Espírito, porque deles é o Reino de Deus.
Existem dois tipos de pobreza. Segundo o teólogo latino americano, Gustavo Gutierrez: A pobreza como necessidade, miséria ou marginalização, essa deve ser considerada um escândalo, um mal, porém também existe a pobreza espiritual, essa deve ser uma qualidade dos filhos de Deus, pois nos tornamos frágeis diante de Deus, aberto ao seu carinho e amor!
Nesse tipo de pobreza, o ser humano não vive de suas ideias ou ideais, das suas posições e dos seus interesses, mas pergunta pela vontade de Deus para cumpri-la. Nessa pobreza o ser humano procura sair de suas ideologias para entrar no Espírito Santo.
Só resta perguntar de modo sério:
De que maneira estamos procurando a felicidade? Será que estamos no caminho certo, se não! O quer devemos mudar para entrar no caminho correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário