quarta-feira, 11 de abril de 2012

Culto do Bebê – Ação de Graças pelo nascimento de uma criança

Chegada
Palavra de saudação do/a dirigente aos pais da criança e demais familiares presentes.
Introdução
Oficiante: Hoje, em nosso encontro de louvor e gratidão, celebramos o nascimento da vida humana no mundo de Deus! Nascer é o acontecimento maior. Porque quem nasce recebe de Deus o dom da vida. Quem nasce é convidado a participar, para sempre, no Reino de Deus. Quem nasce, tem a possibilidade de descobrir a vida eterna através da consciência do Espírito Santo. O motivo deste encontro é muito especial, porque estamos celebrando o que temos de mais precioso: A VIDA.
Momentos de Louvor
  • Cânticos
  • Breves Orações
  • Testemunhos de preferência relacionados com o período da gravidez e/ou nascimento da criança.
 Momento de Reflexão
Litania
Oficiante: O amor de Deus é amor que chama. Ouçamos a Sua Palavra.
Leitora: Isaías 45.5-6
Oficiante: Deus saiu do seu silêncio de criador...
Todos: E a sua voz foi um chamado insistente, a alguns homens e mulheres, a um povo e, depois, a todos os povos.
Oficiante: Deus saiu do seu silêncio de criador...
Todos: E chamou pelo nome: Abraão, Jacó, Moisés, Débora, Samuel, Ester, Davi, Daniel, Amós, Jonas, Maria, Ana, Marta, João, Simão... Ele conhece a todas e os chama pelo nome.
Oficiante: Deus saiu do seu silêncio de criador...
Todos: E chamou pelo nome ___________ (O nome da Criança). E disse mais:
“Deixai que as crianças venham a mim. Não as impeçais, pois delas é o Reino dos Céus.”
Oficiante: Deus chama a todos, indistintamente. Chama o sábio e o que não conseguiu muita riqueza. Chama os integrados na sociedade e aqueles que estão marginalizados pelo sistema. Chama os espezinhados e os sem vez. Chama mulheres e crianças. Chama os jovens, não apenas os adultos. Chama os experientes e aqueles que pensam não ter nenhuma experiência. Chama os cansados e oprimidos pela vida deste mundo. Chama e continua chamando. Enquanto houver a destruição do mundo.
Enquanto houver desrespeito pela vida humana. Enquanto houver um mundo dividido, Enquanto houver classes sociais. Enquanto houver injustiça entre os povos. Enquanto houver as causas do sofrimento humano: gente passando fome, devido à “carestia”; passando frio, enquanto se abrigam sob os viadutos...
Deus continua chamando e dizendo: “Eu sou a Porta”, “Eu sou o Caminho”, “Eu sou a verdade”, “Eu sou a Vida”, “Venham a mim, e a Verdade os Libertará”, “Venham a mim e a porta para a vida se abrirá”, “Venham a mim, todos, eu venci a morte”.
REFLEXÃO: (Alguém presente ou o próprio/a reverendo/a previamente convidado/a, poderá fazer breve meditação, se possível, aproveitando o tema da LITANIA como base).
Momentos de intercessão
(poderá haver um instante de oração, em silêncio, para depois a oração comunitária).
Pela criança
Oficiante: Senhor, pedimos a Tua presença na vida do/a __________, porque cremos na Tua proteção, mas...
Todos: Reconhecemos que ele/a chegou num mundo onde a vida não é celebrada. Entre nós, o egoísmo é a mais comum das celebrações.
Oficiante: Senhor, pedimos a Tua companhia na vida do/a ________, porque:
Todos: Ele/a chegou num mundo onde a vida está sendo destruída pelas barreiras das divisões de classe; pela fome de pão e de amor; pela sede de água pura e de justiça; pelos preconceitos sociais e raciais; pela distribuição injusta do dinheiro; pelo alto custo de vida e o salário baixo; pelas gerações que se chocam; pelas crianças que morrem desnutridas...
Oficiante: Senhor, perdão pelo mundo que nós destruímos e no qual o/a ____________ é obrigado/a viver. Não foi assim que tu criaste...
Todos: Senhor, Tu criaste a vida e, com ela, Tu nos deste a terra farta de alimento para matar a nossa fome; Tu nos deste a água para matar a nossa sede e ela era pura e limpa, sem poluição; Senhor, com a vida, nós recebemos o dom do amor, pois fomos feitos para amar.
Oficiante: Senhor, perdoa-nos...
Todos: Pelo mundo confuso que construímos e pela vida rica que destruímos. Pedimos pelo/a ____________, que ele/a descubra o amor, o interesse pelo outro, a vida plena e abundante.
Pela Família
Oficiante: Senhor, nós sabemos que qualquer família luta com grandes dificuldades. É difícil manter uma família, educar os filhos, dialogar com eles e viver com eles uma vida criativa e cheia de amor. Por isso nós queremos que a Tua Graça possa inundar a vida em família e reconstruir as bases de um lar.
Todos: Senhor, nós queremos que esta família tenha uma vida muita rica de amor. Queremos estar unidos nas lutas de __________ (se for casal dizer o nome de ambos/Se somente a mãe ou pai o seu nome e da criança e dos outros filhos), mas também, em suas vitórias. Nós nos alegramos porque sabemos que esta criança será encaminhada no Teu Caminho.
Cremos que isto pode acontecer, porque confiamos em Tua misericórdia. Amém.
Cântico Final
Bênção (Todos de mãos dadas, repetem):
“Seja sobre nós a Graça do Senhor nosso Deus. Confirma sobre nós, a obra de nossas mãos. Sim, confirma a obra das nossas mãos” (Salmo 90.17).
(Se estiver presente a reverenda ou reverendo impetrara-se a Bênção Apostólica)
Estas sugestões básicas de um programa de culto, para ser realizado na residênci da família, foram elaboradas pelo pastor metodista Rev. Ernesto Barros Cardoso, a partir de programas elaborados pela Reda. Abigail da Silva, quando pastora na Igreja Metodista em Vila Aricanduva (SP) e Tetemâco Borba (PR). Revista Voz Missionária 4º trimestre de 1981

Nenhum comentário:

Postar um comentário