quinta-feira, 29 de março de 2012

Vendo Jesus

Texto Bíblico: São João 12.20-33, Jeremias 31.31-34

Introdução
         O texto do Evangelho de hoje começa de uma maneira muito interessante, alguns gregos pediram para ver Jesus, talvez esses homens fossem seguidores da religião de Israel, adoradores de Javé e ouviram falar de um homem que diziam ser o Cristo, o esperado.
         Quem sabe esperavam ver o querido e bondoso Jesus fazendo milagres ou pregando. Mas o que viram alguns dias depois foi a cruz e nela pregada e sofrendo o mesmo Jesus.

Muitos hoje em dia desejam ver Jesus
         Em nossos dias não é muito diferente, pois muitas pessoas desejam ver Jesus, as igrejas milagreiras estão abarrotadas delas. Todas em busca de uma palavra ou milagre. Mas pouquíssimas dispostas a tomar a cruz e seguir a Deus e seu projeto de amor, despojamento e vivência para o outro.
Desejo recordar que cristianismo é a religião para o outro, pois se você perguntasse o que é ser um cristão eu responderia: O CRISTÃO, A CRISTÃ É UM HOMEM OU MULHER PARA O OUTRO.

Ouvem como um trovão
         Multidões estão nas igrejas, pulam de uma para outra, mas não conseguem reconhecer a Jesus morto e ressurreto, pois estão procurando de maneira equivocada, procuram para seu bel-prazer, suprir suas próprias necessidades, Quando Deus falou com Jesus, elas ouviram como um trovão, não distinguiram a voz de Deus estavam surdas para a verdade das boas novas, procuravam também suas curas, uma palavra de alento, mas não desejam servir uns aos outros, desejam respostas claras, até um e-mail se possível com remetente DEUS, ASSUNTO: tenho uma bênção para você, mas Jesus manifesta-se no outro, volte seu olhar para seu irmão ou irmã que sofre, de seu braço e abraço e ouvirá a voz amorosa e acalentadora do bom Deus.

Desejam um Deus poderoso, porém ele tornou-se frágil
         Muitos desejam ver um Deus imponente, muitas vezes está distante deles, mas Jesus é aquele que serviu ao outro, o máximo disso foi o entregar-se a morte de cruz, tornando se frágil e assim poder entender as dores humanas, o sofrimento, pobreza, desprezo... Ele desejava livrar-se do sofrimento: “Pai livra-me desta hora, mas foi precisamente para essa hora que eu vim, manifesta a glória do seu nome” (João 12.27), porém foi até o fim servindo, amando, perdoando.... Para Jesus a glória foi o serviço.

Quem tem apego a sua vida morre
         O texto do evangelho afirma: Quem tem apego a essa vida a perderá, pois serve o príncipe desse mundo; A RIQUEZA, O PODER, A GLÓRIA PESSOAL, perde porque cuida tanto de si, de suas riquezas que acaba ficando doente, deprimido e entristecido, pois ninguém consegue viver para si muito tempo e ficar bem!
         Muitos cristãos estão na igreja buscando servir os deuses desse mundo e não o Deus da História, que caminha com seu povo, pois esse mesmo precisa caminhar em comunidade e vivenciar a fé e o serviço para o outro. Mas é necessário como o grão que morreu para dar um planta bonita e útil,  deixar morrer em Cristo o nosso EU

Deus deseja escrever sua lei nos corações humanos
         A lei, a experiência com Deus é interna e não externa, pode-se participar da liturgia, rezar, cumprir todos os preceitos, mas isso não é suficiente, pois Ele deseja escrever seu amor (como afirma o profeta Jeremias) nos corações humanos e assim como Jesus tornou-se sacerdote possamos também sê-lo para estar junto a aqueles que necessitam do amor de Deus.
         QUE ELE NOS AJUDE A AMAR E SERVIR AO OUTRO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário