sábado, 31 de março de 2012

Relatório da Missão no Sul de Minas - 01/03


19 a 21 de julho de 2007

(Ou Diário de um Jipe Anglicano)

(Ou ainda Crônica de uma missão na terra de Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Milton Nascimento, Beto Guedes, Skank, Jota Quest e Ismael Hultado) 

Por Carmen Kawano
            Aceitando o convite do Rev. Ismael para fazer missões, Reginaldo e eu fomos ao encontro de nossos irmãos, novos anglicanos no Sul de Minas. Alguns dos que encontramos ainda não são exatamente anglicanos, mas apreciam as reuniões e visitas, ou não se opõem quando perguntamos se podemos rezar por em suas casas. De qualquer modo, são, na verdade, muito acolhedores todos aqueles que encontramos.
            Essencial nessa atividade foi a participação de nosso jovem missionário Ismael Júnior, de apenas 12 anos, que nos guiou pelas estradas rurais e ruas urbanas das cidades de Andradas, Caldas e Ibitiúra de Minas, fazendo-se também, por vezes, de estrategista e logístico para que cumpríssemos o itinerário missionário.
            Além disso, Júnior foi muito participativo nas reuniões que fizemos nas Capelas e casas, saudando as pessoas, nos apresentando e fazendo a dinâmica com as crianças.
            Reginaldo é muito bom para ouvir e falar. Falou muito, escutou muito. Voltamos com um pouquinho de cada um que encontramos no coração. E com a lembrança e gratidão por tudo o que recebemos: os cafés nas casas, os biscoitos, a trufa, arroz e feijão, torresmo, nhoque. Além disso, guardamos conosco os momentos que passamos juntos com cada um que visitamos, as portas abertas, os olhares, os abraços de todas aquelas pessoas que nos permitiram entrar em seus cotidianos, nos convidando para sentar perto do fogão de lenha em suas casas. Pessoas humanas, pessoas de bem.
            Lucas nos acompanhou no encontro à noite, no dia 19, quinta-feira, no Bom Retiro, casa do Sr. Natal, quando foi o responsável pela música e pelo bolo que a Toninha preparaou e que levamos para partilhar com todos. Lucas também foi o responsável pela música na celebração na Capela dos Santos Mártires, sexta-feira de manhã.
            Falamos, brincamos e oramos com crianças. Conversamos com adultos, escutamos os idosos. Convidamos e incentivamos os que moram perto da Paróquia dos Santos Mártires a irem à igreja aos domingos.
            Apesar das temperaturas baixas, geadas, fio tiritante, fomos abençoados com o calor hospitaleiro de nossos irmãos cristãos mineiros, e voltamos para São Paulo renovados para nossos ministérios.
            Esperamos que as visitas tenham feito algum bem àqueles que nos receberam com muito carinho, cuidado e atenção. Para nós, a missão foi uma experiência inesquecível e enriquecedora, essencial para a preparação para o sacerdócio. Foi tão boa a experiência que nos anima a voltar lá ou ir a outro lugar nas próximas férias, e nos inspira a pensar em começar um projeto de missões mais organizado e sistematizado, para ser proposto à Diocese.
            Para isso, começamos a pesquisar e ler algum material sobre missões urbanas e rurais, planejando concretizar o projeto, inicialmente em encontros para estudos e preparação para a missão. O ideal seria organizar esses encontros em dezembro ou janeiro, época de férias. Em janeiro os postulantes e candidatos têm férias do estágio pastoral nas paróquias aos domingos. Mas Rev. Ismael estará ocupado com a safra de uva.
            Este, portanto, é um assunto a ser discutido e trabalhado com os interessados no projeto.
            O que se deve pensar, também, é na questão financeira para as missões. É possível organizar mais eventos no IAET para arrecadar um fundo de missões? Pensamos que sim.
            Neste sentido, este relatório tem a finalidade de servir com um registro da primeira experiência missionária feita por nós no período de férias, para servir como um ponto de partida, uma base para ser consultada para os projetos futuros.
            Nos três dias de missão, as visitas e atividades realizadas foram as seguintes:
Blog da Paróquia dos Santos Mártires: http://paroquiaanglicanadossantosmartires.blogspot.com.br/
Este Relatório foi confeccionado pela Rev. Carmem Kawano, por ocasião de nossa empreitada missionária no sul de Minas Gerais. Momento rico e abençoado para nossas vidas.

3 comentários:

  1. Pena que vocês foram os únicos missionários. Igreja sem missão é uma igreja condenada ao fracasso. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei meu caro irmão Ismael, isso me deixa triste. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Mas agradeço as palavras de reforço. Quem sabe a gente gritando bem alto alguém nos escuta. Este não é o problema da DASP, a DARJ também mantém esta postura. Um abraço.

    ResponderExcluir