quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Memória de todos os fiéis falecidos


CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA 
*Prelúdio

Irmãos e Irmãs, aqui nos reunimos na fé, na esperança e no amor para oferecer a Deus nossas orações por todos os fiéis falecidos. Não estamos aqui para celebrar a morte, e sim a vida; não queremos reviver a tristeza da separação, e sim proclamar a alegria da ressurreição e do encontro definitivo com Deus. Nesta Santa Eucaristia pediremos por nós e por todos aqueles que nos precederam na eternidade.

Sol da minha alma. (227 Hinário Episcopal)


1-Sol da minha alma és tu, Senhor; / Vem toda a treva afugentar!
Que, alfim, liberto de temor, / Vá Tua glória contemplar.

2-Sol da minha alma!  Ó pura luz! / A glória eterna, está em Ti.
Com Teu favor, Senhor Jesus, / Refletirei seu brilho aqui.

3-Há muitos hoje em luto e dor, / Em indigência e tentação,
Vem acudir-lhes, Salvador, / Estende ao pobre a Tua mão.           

4-Comigo o dia todo estás; / De Ti alcanço todo o bem.
Concede a outros tua paz. / E a fé em Ti somente. Amém.
 
Acolhida
Celebrante: Bendito seja Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.
Povo:            Bendito seja o Seu Reino, agora e sempre amém.
Oficiante: Irmãos e Irmãs, sejam bem vindos a esta celebração memorial que fazemos por todos os fiéis falecidos. Nós estamos aqui porque acreditamos na Palavra de Jesus que disse:
Povo:       Aquele que acredita em Mim, mesmo que esteja morto viverá.

Coleta pela Pureza
Onipotente Deus, que vês todos os corações, conheces todos os desejos e para quem segredo algum está oculto; purifica nossos corações e pensamentos com a inspiração do teu Espírito Santo, para que te amemos com perfeição e dignamente glorifiquemos o teu Santo Nome; por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Adoração e Louvor

Oficiante:            Abre, ó Senhor, os nossos Lábios.
Povo:                   E a nossa boca proclamará o Teu louvor.

Comunhão Divina (Hinário Episcopal No. 139)
1- Comigo habita, ó Deus! a noite vem. / As trevas crescem e o temor também; / Socorro espero, ó Deus, de tua mão.
Oh! Vem fazer comigo habitação!

2- Vem revelar-te a mim, ó meu Senhor, / Divino Mestre, Rei, Consolador!
Meu Guia forte, amparo em tentação: / Vem, vem fazer comigo habitação!

3- Em breve aqui terei meu fim mortal; / Desaparece o gôzo terreal;
Mudança vejo em tudo, e corrupção. / Comigo faze eterna habitação!

4-Presente estás nas trevas ou na luz. / Não há perigo andando com Jesus.
Morte e sepulcro não aterrarão / Onde meu Deus fizer habitação;

Coleta do Dia.
Celebrante:    O Espírito do Senhor seja convosco.
Povo:                          Seja também contigo.
Celebrante:    Oremos (Far-se-á um período de silêncio).

1a. Leitura: Isaías 25.6-9/ Salmo 116/ 2a. Leitura: I Coríntios 15.50-58

O Amor (Composição: Pe. Zezinho )
O amor é o bem maior riqueza de valor, para o coração (para o coração) / O amor é eficaz E alegria traz grande emoção (grande emoção).
O amor é o bem maior É algo a encontrar, É jóia de valor
Que a vida faz mudar, O amor inspiração Na vida uma canção, O amor.

- Santo Evangelho: S. João 11.21-27

O amor inspira a fé, seu poder faz até, O sol brilhar (o sol brilhar) / Em noite sem luar, se o amor eu cultivar Luz haverá (luz haverá).
Num mundo de amor, Só há inspiração De ter essa certeza,
Esse bem maior O amor é inspiração Na vida uma canção, O amor.

*Momento de silêncio

*Hino – Despedida

Credo Apostólico – Livro de Oração Comum – p. 73

União com Deus
1-Mais junto, ó Deus, a ti, mais junto a ti;
Por mais pesada cruz que eu tenha aqui,
Aspiro ao gôzo ali,
Mais junto, ó Deus, a ti, mais junto a ti!

2-E quando ao pôr do sol, na solidão,
Dormir cansado e só, meu leito o chão
Ver-me-ei, em sonho, ali,
Mais junto, ó Deus, a ti, mais junto a ti!

3-Oh! Faze os passos meus, degraus do Céu;
Amargas provações, proveito meu.
Já teu amor senti!
Mais junto, ó Deus, a ti, mais junto a ti!

Oração do Povo

Oficiante:      No poder do Espírito Santo e em união com Cristo, oremos ao Pai.
Povo:              Ouve, Senhor, as nossas orações.
Oficiante:      Concede que a Tua Igreja permaneça fiel na proclamação do Evangelho.
Povo:              Para que se multipliquem ações de graças sobre a terra.
Oficiante:      Tem compaixão, Senhor dos que sofrem com a dor e angústia.
Povo:              Que sejam libertos de suas aflições.
Oficiante:      Louvamos-Te, ó Deus da vida, por todos os que, em cada geração, viveram e honraram a Cristo; suplicamos-Te que a luz do Ressuscitado continue iluminando-os na companhia de Teus Santos.
Povo:   Concede que participemos da herança de todos os Teus Santos.
Oficiante:      Apressa a vinda do dia em que sejamos reunidos com nossos irmãos e irmãs onde as lágrimas serão enxugadas.
Povo:   Apressa a vinda do Teu Reino, ó Senhor.

*Momento de silêncio para preces particulares
Todos: Ó Deus, Senhor de toda humanidade, nós louvamos e glorificamos Teu santo Nome por todos os teus servos que encerraram a carreira com fé e temor; pela bendita Virgem Maria; pelos santos patriarcas e profetas, apóstolos e mártires; e por todos os teus servos justos, tanto os conhecidos como os desconhecidos; e Te rogamos, que nós, estimulados por seus exemplos, ajudados por suas orações e fortalecidos por sua comunhão, sejamos participantes da herança dos santos em luz; pelos merecimentos de Jesus Cristo, Teu Filho, nosso Senhor. Amém.

Saudação da Paz!

*Estando todos de pé, o Celebrante dirá ao povo:
Celebrante:    A Paz do Senhor seja sempre convosco.
Povo:              Seja Também contigo.

Momento do Ofertório.                                 

                                     A barca

1-Tu  te abeiraste da praia.
Não buscaste nem sábios nem ricos.
Somente queres que eu te siga. Senhor...

2-Tu sabes bem que em meu barco
Eu não tenho nem ouro nem espadas,
Somente redes e o meu trabalho. Senhor...
Senhor Tu me olhaste nos olhos,
A Sorrir, pronunciaste meu nome,
Lá na praia eu larguei o meu barco,
Junto a Ti buscarei outro mar.           
3-Tu minhas mãos solicitas,
Meu cansaço que a outros descanse,
Amor que almejas, seguir amando.
Senhor...


Grande Oração de Ação de Graças – LOC – p. 81

Oração de Pós comunhão – LOC – 85.

Bênção

Celebrante:    Que as almas dos fiéis, pela misericórdia de Deus, descansem em paz. Povo:         Amém.
Celebrante:    E a Bênção de Deus Onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo, seja convosco e convosco habite eternamente. Amém.

*Ofertório de flores

Confiança em Cristo ( Hinário Episcopal No. 262 )
1-Descansa, ó alma: eis o Senhor ao lado;
Paciente leva, e sem queixar-te, a cruz.
Deixa o Senhor tomar de ti cuidado:
Ele não muda, o teu fiel Jesus!
Prossegue, ó alma: o Amigo celestial
Protegerá teus passos no espinhal! 

2-Prossegue, ó alma: o trilho é estreito e escuro,
Mas no passado Deus guiou-te assim!
Confia agora a Deus o teu futuro,
Que esse mistério há de aclarar-se enfim.
Confia, ó alma; a sua  mansa voz
Ainda acalma o vento e o mar feroz!

3-Confia, ó alma: a hora vem chegando,
Irás com Cristo, o teu Senhor, morar.
Sem dor nem mágoas gozarás, cantando,
As alegrias do celeste lar;
Descansa, ó alma; agora há pranto e há dor,
Depois, o gôzo, a paz, o céu de amor. 

Rev. Presbítero Tadeu dos Santos – Pároco da Paróquia Anglicana da Santa Lídia em São Bernardo e da Cristo Salvador em Mauá.
Imagem: http://paraorkut9.org/paracom/dia_de_finados/dia_de_finados-de-mensagens-10.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário