segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Comunhão Anglicana - Nossa Fé


As igrejas anglicanas/episcopais sustentam e proclamam a fé católica e apostólica, proclamada nas Escrituras e interpretadas à luz da tradição e da razão. Os anglicanos, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, estão empenhados na proclamação das boas novas do Evangelho para toda a criação. A nossa fé e o nosso ministério foram expressos no Livro de Oração Comum, o qual foi adaptado pelas igrejas locais, nos Serviços de Ordenação (o Ordinal) e no Quadrilátero de Chicago-Lamberth, colocado na primeira vez na Conferencia Missionária de Chicago em 1886 e revisado pela Conferência de Lamberth de 1888. O Quadrilátero especifica quatro elementos essenciais da fé cristâ:
1. As Escrituras Sagradas do Antigo e Novo Testamentos como “contendo todas as coisas necessárias à salvação” e como sendo regra e o padrão fundamental da fé.
2. O Credo dos apóstolos, como símbolo batismal; e o Credo Niceno como a declaração suficiente da fé cristã.
3. Os dois Sacramentos ordenados pelo próprio Cristo o Batismo e a Ceia do Senhor ministrados infalivelmente como uso das palavras instituídas por Cristo e com os elementos ordenados por Ele.
4. O Episcopado Histórico, adaptado localmente quanto aos métodos de sua administração às diferentes necessidades dos povos e nações chamados por Deus na unidade de Sua Igreja.

Um ponto central na adoração anglicana é a celebração da Eucaristia (também chamada de Santa Comunhão, Ceia do Senhor ou Santa Missa). Nessa oferta de adoração e louvor a vida, a morte, a ressurreição e a ascensão de Jesus Cristo são tornadas realidade presente através da proclamação da Palavra e da celebração do Sacramento. Os anglicanos celebram o Sacramento do Batismo com água em nome da Trindade como um rito de entrada na Igreja Cristã e celebram outros ritos sacramentais como a Confirmação, a Reconciliação, o Casamento, a Unção dos Enfermos e a Ordenação.
A oração comum é um ponto central no anglicanismo. Os seus estilos podem variar do simples para o elaborado, do evangélico, do carismático ao tradicional. Os vários Livros de Oração Comum monstram a expressão da grande abrangência que se encontra nas suas igrejas, como que apontando para um caminho do meio em relação às outras tradições cristãs.

As Nossas Igrejas
O anglicanismo remonta às antigas igrejas célticas e saxônicas das Ilhas Britânicas e formou uma identidade própria na Reforma dos séculos XVI e XVII, quando a Igreja da Inglaterra passou a existir de modo separado, assim como a Igreja da Irlanda e a Igreja Episcopal Escocesa. Uma Igreja Episcopal autônoma foi fundada nos Estados Unidos na época da Revolução Americana e outras Igrejas Episcopais e Anglicanas foram depois fundadas por todo o mundo por meio dos movimentos missionários nos séculos XVIII e XIX. Muitas delas se tornaram autônomas ainda nos séculos XIX e XX. As Igrejas Unidas, no sul da Ásia, que tiveram origem na união de tradições anglicanas e protestantes, também se juntaram a Comunhão Anglicana, assim como várias outras Igrejas, como a Igreja Reformada Episcopal Espanhola e a Igreja Lusitana de Portugal.
Hoje em dia a família Anglicana Episcopal consiste em cerca de 78 milhões de cristãos, membros de 44 Igrejas diferentes. Formam 34 províncias, 4 Igrejas Unidas e 6 outras Igrejas por todo o mundo.

Os instrumentos da Comunhão
As Igrejas da Comunhão Anglicanas são unidas por lações de afeição e lealdade comum, expressadas por meio de ligações com os “Instrumentos de Comunhão” o Arcebispo de Cantuária como sendo o ponto central da unidade, a conferência de Lamberth, o Encontro dos Primazes e o Conselho Consultivo Anglicano.

O Arcebispo de Cantuária
Todas as igrejas estão em plena comunhão com a Sé de Cantuária, na Igreja da Inglaterra e desse modo, o Arcebispo de Cantuária, a sua pessoa e o seu ministério, é o ponto central característico da unidade anglicana. Ele convoca a Conferência de Lamberth e o Encontro dos Primazes e é o presidente do Conselho Consultivo Anglicano. Sua graça Reverendíssima Roman Willian é o 104º Arcebispo de Cantuária na sucessão de Santo Agostinho e foi entronado em fevereiro de 2003.

A Conferência de Lamberth
Aproximadamente a cada 10 anos o Arcebispo de Cantuária convida os bispos da Comunhão Anglicana a se unirem a ele em oração, estudo e discernimento.

O Encontro dos Primazes
Desde 1979 o Arcebispo de Cantuária tem convidado os primazes (bispo, arcebispo ou moderador na presidência) de todas as 38 províncias a se unirem a ele em encontros periódicos para consultas, orações e reflexões sobre questões teológicas, sociais e internacionais. Esses encontros ocorrem a cada 18 a 24 meses.

O Conselho Consultivo Anglicano
Em 1968 os bispos na Conferência de Lamberth solicitaram a criação de uma entidade representativa de todas as seções das igrejas (bispos, clero e leigos), a qual poderia coordenar partes do trabalho ecumênico e missionário anglicano internacional. O Conselho Consultivo Anglicano foi estabelecido com o consentimento dos corpos legislativos de todas as províncias e desde então tem mantido encontros regulares.

O Escritório da Comunhão Anglicana
Existe um secretariado permanente em Londres sempre à disposição dos Instrumentos da Comunhão. O secretariado é responsável pela organização de todos os encontros dos instrumentos conciliares da Comunhão, bem como das Comissões e Redes de Comunhão. Os recursos financeiros provem do orçamento Inter anglicano, o qual é financiado por todas as igrejas membros, de acordo com as suas possibilidades. Elas também são convidadas a contribuir para projetos especiais, tais como o Fundo de Emergências Pessoais e o Chamado para O Natal Mundial Anglicano Episcopal.
O ECA está localizado na Saint Andrew’s House em Londres, sob a direção do Secretário Geral, a Saint Andrew’s House dispõe de uma pequena quantidade de quartos que servem de acomodação para peregrinos e visitantes.

Comunicações
O ECA publica o Anglican Episcopal World. É uma revista periódica que contém artigos e notícias de toda a Comunhão, sendo produzida no modo impresso e na página da Comunhão Anglicana na Internet. Atualizações do Ciclo Anglicano de Orações (intenções diárias para a Comunhão) podem ser encontradas na revista e na página da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário