terça-feira, 26 de julho de 2011

Conhecendo a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil



Perguntas que mais nos fazem


Quem fundou a Igreja Anglicana?
A resposta encontrada nos livros de história de que foi Henrique VIII não corresponde à verdade, pelo simples fato de que o controvertido rei não podia fundar algo que já existia. A resposta correta é Jesus Cristo... (consulte: www.dasp.org.br e veja a resposta completa e fundamentada).

A Igreja Anglicana é católica ou protestante?
Temos a tradição católica “Universal”, porém reformada. A Igreja Anglicana é aberta, liberal e democrática, onde os elementos se conjugam e se completam. Temos então liberdade de prestarmos culto a Deu, de acordo com o espírito de cada comunidade. A Igreja procura equilíbrio harmonioso entre a nossa preciosa herança Anglicana e as necessidades do presente momento, sem esquecermos que somos uma Igreja católica que é, e deve ser, continuamente reformada, sem perder, contudo, os valores perenes e fundamentais da tradição Cristã. Nossa Igreja é católica para toda a verdade de Deus e protestante contra todos os erros dos homens. (Livro de Oração Comum. p.10). “De modo que nem o que planta, nem o que rega tem importância, mas sim Deus, dá o crescimento” (I Coríntios 3.7).

Por que os divorciados se casam nesta Igreja?
Porque Deus não nos quer ver sofrer, não nascemos para viver uma vida infeliz. Quando um dos cônjuges “mata” o casamento com traições, mentiras, humilhações e violência, nossa Igreja ama, acolhe e oferece uma nova vida a quem busca se erguer em Cristo, que disse: “Eu vim para que todos tenham vida” (São João 10.10)

Os ministros ordenados podem se casar:
Ninguém é obrigado a se casar ou não se casar, pois isso não é questão para salvação. A Igreja não obriga os seus reverendos a serem celibatários.

Quem pode comungar na Igreja Anglicana?
Foi o Senhor Jesus quem institui a Eucaristia na noite da última Ceia. Cristo não fez distinção de pessoas, quem somos nós para fazer? Qualquer pessoa batizada em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, em qualquer Igreja Cristã, tem o Altar Anglicano como mesa aberta para receber o Corpo e o Sangue do Senhor Jesus. Tudo isso por obra da misericórdia Dele, que afirmou: “Não julgueis e não sereis julgado” (São Lucas 6.37)

E quanto aos métodos anticoncepcionais?
O casal deve decidir o que é melhor para sua família, sempre acompanhado de um planejamento apoiado pela ciência, que é Dom de Deus para a humanidade. Nossa Igreja não despreza o uso da razão e da investigação cientifica e na sua longa história, a pastoral da Igreja Anglicana respeita a liberdade individual e não determina automaticamente que os seus membros tem de fazer isso ou aquilo. Mas que, para o seu próprio bem, devem seguir os ensinamentos da Igreja e decidir por sim mesmos sobre o caminho a tomar: “Examinai todas as coisas, retende o que é bom” (Tessalonicenses 5.21).

A igreja Anglicana tem diálogo com outras igrejas?
A Igreja Anglicana é essencialmente ecumênica. Em muitas coisas sobre a fé e doutrina há diálogo com outras Igrejas: Luterana, Metodista e Católica Romana. A Igreja respeita as características de cada Igreja cristã, mas também tem sua identidade própria.

Mais dúvidas?
Consulte nosso site www.dasp.org.br
E perguntas pelo e-mail: dasp@dasp.org.br
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Diocese Anglicana de São Paulo – Rua Borges Lagoa, 172 – Fone: 5549.9086.

(Transcrito de folheto da Catedral Anglicana de São Paulo – Rua Com Elias Zarzur, 1239
São Paulo, 04736-000 (0xx)11 5686-2296 http://www.catedral-anglicana.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário