terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ordenação Presbiteral - Liturgia


Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Diocese Anglicana ( n)

“Eu, porém, estou no meio de vocês como quem está ser-vindo” (São Lucas 22.27)

Ofício de Ordenação ao Presbiterato

( N )
pelo Revmo Bispo ( N )

Local , data
Processional
(Canção do Profeta – Cantos de Fé n 81 – G.T.)

Antes que te formasse dentro do ventre de tua mãe. Antes que tu nascesses, te conheci e ti consagrei.
Para ser Meu profeta dentre as nações eu ti escolhi. Irás onde te envio e o que Eu mando pro-clamarás.

Tenho de gritar, tenho de arriscar, ai de mim se não o faço! Como escapar de Ti? Como não falar se Tua voz me queima dentro? Tenho de andar, tenho de lutar, ai de mim se não o faço! Como escapar de Ti? Como não falar? Se Tua voz arde em meu peito.

Não temas arriscar-te porque contigo Eu estarei. Não temas anunciar-me: por tua boca Eu falarei. Te entrego hoje meu povo, para arrancar e derrubar, para edificar, destruirás e planta-rás.

Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe. Abandona tua casa porque a terra gritando está. Nada tragas contigo, porque a teu lado Eu estarei: é hora de lutar porque Meu povo sofrendo está.

Prefação
As Sagradas Escrituras e os antigos escritores cristãos expressam com clareza que, desde os tempos apostólicos, tem existido diferentes ministérios na Igreja. Em particular, desde os tem-pos do Novo Testamento, a Santa Igreja Católica de Cristo tem sido caracterizada por três Ordens distintas de Ministérios ordenados. A primeira é a Ordem do Episcopado, dos Bispos que continuam a obra apostólica de dirigir, supervisionar e unir a Igreja. A segunda, associada com a anterior, é a Ordem do Presbiterado, dos presbíteros, que mais tarde foram chamados sacerdotes. Junto com os Bispos eles participam do governo da Igreja, em seu trabalho missionário e pastoral e na pregação da Palavra de Deus e na Administração de seu santo Sacramento. A terceira é a Ordem do Diaconato, dos diáconos, que assistem aos bispos e sacerdotes em todo esse ministério. Além disso, é responsabilidade especial dos diáconos ministrar em nome de Cristo às pessoas pobres, enfermas, que sofrem e abandonadas.
As pessoas escolhidas e reconhecidas pela Igreja como chamadas por Deus ao ministério ordenado são admitidas a estas sagradas ordens por meio da oração solene e da imposição das mãos do bispo.
A Comunhão Anglicana, em diversas províncias, admite igualmente a ordenação de mu-lheres para estas três ordens sagradas. Tem sido e é intenção e propósito desta Igreja, manter e continuar estas três ordens; e para este propósito os ritos da ordenação e consagração são estabe-lecidos. A nenhuma pessoa é permitido o exercício das funções de bispo ou bispa, presbítero ou presbítera, diácono ou diácona nesta Igreja, a menos que assim tenha sido ordenada ou já tenha recebido tal ordenação, com a imposição de mãos de Bispos ou Bispas devidamente qua-lificados para conferir Ordens Sagradas.
É também reconhecido e afirmado que o tríplice ministério não é propriedade exclusiva deste ramo da Igreja de Cristo, mas Dom de Deus para o crescimento de seu povo e a proclama-ção do seu Evangelho por todos os lugares. Conseqüentemente, o modo de ordenar nesta Igreja há de ser como tem sido e é geralmente reconhecido pelo povo cristão como adequado para conferir as sagradas ordens do Episcopado, Presbiterado e Diaconato.

Senhor meu Deus, quando eu, maravilhado. (Hinário Luterano – C.B.)
Senhor meu Deus, quando eu, maravilhado.
Fico a pensar nas obras de Tuas mãos.
No céu azul de estrelas pontilhado.
O Teu poder, mostrando a criação.

Então minh'alma canta a Ti, Senhor.
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!
Então minh'alma canta a Ti, Senhor:
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!

Quando a vagar nas matas e florestas.
O passaredo alegre ouço a cantar.
Olhando os montes, vales e florestas.
O teu poder mostrando a criação.


Quando eu medito em seu amor tão grande.
Teu filho dando ao mundo pra salvar.
Na cruz vertendo o seu precioso sangue.
Minh'alma pode assim purificar.

E quando emfim Jesus vier em glória.
Ao lar celeste então nos transportar.
Te adorarei prostrado e para sempre.
Quão grande és Tu! Meu Deus hei de cantar.

Acolhida
Estando o povo em pé, o Bispo dirá:
Bispo: Bendito seja Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Todos: Bendito seja o seu Reino, agora e para sempre. Amém.
Bispo: Agradeçam a Deus, anunciem a sua grandeza
Todos: Cantem a Deus, cantem louvores a ele; falem das coisas maravilhosas que ele tem feito!

Coleta pela pureza
Todos: Onipotente Deus, que vês todos os corações, conheces todos os desejos e para quem segredo algum está oculto; purifica nossos corações e pensamentos com a inspiração do teu Espírito Santo, para que te amemos com perfeição e dignamente glorifiquemos o teu Santo Nome; por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Apresentação
Sentando-se o Bispo e o povo, os apresentadores em pé diante do Bispo, apresentarão o Ordinando
Apresentadores- Dom Filadelfo Oliveira, nosso Reverendo Pai em Deus, em nome do Clero e Povo da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro, apresentamos o Rev (nesse item Nome completo do rev. nos outros somente o primeiro nome) para ser ordenado Presbítero na Santa Igreja Católica de Cristo.
Bispo: Foi ele aprovado com os cânones desta Igreja? E credes que seu modo de viver, seu preparo e dedicação o tornam qualificado para exercer devidamente este ministério para honra e glória de Deus e edificação da Igreja?
Apresentadores: Temos certeza de que ele satisfaz o que os Cânones exigem e cremos que ele está qualificado para receber a Ordem do Presbiterado.
Bispo: ( N ), serás leal à doutrina, disciplina e culto desta Igreja conforme a vontade de Jesus Cristo? E obedecerás, de acordo com os Cânones, ao teu Bispo e a outros Ministros que tenham autoridade sobre ti e teu trabalho?
Resposta: Assim farei, ajudando-me o Senhor e declaro solenemente que "Creio que as Santas Escrituras do Antigo e Novo Testamento são a Palavra de Deus e contêm todas as coisas necessárias à Salvação, e prometo conformar-me à doutrina, ao culto e à disciplina da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil."

*Então, o Ordinando assinará a declaração à vista dos presentes.

*Levantando-se todos, o Bispo dirá ao povo
Bispo - Prezados irmãos e prezadas irmãs em Cristo, sabeis da importância deste Ministério e compreendeis o peso da vossa responsabilidade ao apresentar ( N ) para a ordenação à Sagrada Ordem do Presbiterado. Portanto, se alguém de vós souber de qualquer impedimento ou crime, diante do qual, não devamos prosseguir, queira apresentar-se e declará-lo publicamente.

* Não havendo objeção, o Bispo prosseguirá:

Bispo: É vosso desejo que ( N ) seja ordenado Presbítero?
Todos: Assim o desejamos
Bispo: Estais prontos a ampará-lo neste Ministério?
Todos: Assim o faremos nos ajudando o Senhor

Litania para Ordenação
Bispo: Suba nossa oração, como incenso a ti, ó Senhor
Todos: Que o nosso coração ofereça um perfeito louvor

*Após cada prece, o litanista, em silêncio jogará incenso no turíbulo simbolizando as orações dos santos

* O Bispo, os presbíteros/as, o ordinando e todo o povo se ajoelharão:
Litanista- Ó Deus Pai,
Todos - Tem misericórdia de nós.
Litanista- Ó Deus Filho,
Todos - Tem misericórdia de nós.
Litanista - Ó Deus Espírito Santo,
Todos - Tem misericórdia de nós.
Litanista - Ó Santa Trindade, um só Deus,
Todos - Tem misericórdia de nós.
Litanista - Oramos pela Santa Igreja de Deus, especialmente pela Comunhão Anglicana, para que esteja cheia de verdade e amor, e por todas as ministras e os ministros, especialmente Rowan, Arcebispo de Cantuária e Mauricio, Primaz do Brasil.
Todos - Ouve, Senhor, as nossas orações.
Litanista - Oramos pela Diocese Anglicana do Rio de Janeiro, em nossa missão e ministérios, para que o clero e o povo sejam testemunhas fiéis na proclamação do Evangelho.
Todos - Ouve, Senhor, as nossas orações.
Litanista - Por Filadelfo, nosso Bispo Diocesano, para que continue a conduzir o clero e o povo desta Diocese com sabedoria e amor.
Todos - Ouve, Senhor, as nossas orações.
Litanista - Por quantos temem a Deus e crêem em ti, ó Cristo Senhor, para que cessem as nossas divisões e todos sejamos um, como Tu e o Pai são Um.
Todos - Ouve, Senhor, as nossas orações.
Litanista - Pela paz no mundo, para que se desenvolva entre os povos o sentimento de respeito, e o reconhecimento de que Tu és o Rei das Nações.
Todos - Ouve, Senhor, as nossas orações.
Litanista- Por aquelas pessoas que, em nome do povo, exercem autoridade, para que ministrem justiça e promovam dignidade para todos.
Todos - Ouve, Senhor, as nossas orações.
Litanista -Pelas pessoas pobres e oprimidas, e por todas as pessoas que sofrem, especialmente as mulheres e crianças brasileiras, a fim de que sejam amparadas, confortadas e protegidas, e haja alegria entre todas as pessoas.
Todos - Ouve, Senhor, as nossas orações.
Litanista - Oramos em favor de ( N ), Presbítero escolhido na tua Igreja.
Todos - Ouve, Senhor, as nossas orações.
Litanista - Que pela presença do teu Espírito Santo te dignes sustentá-lo e encorajá-lo a perseve-rar até o fim, no cumprimento fiel dos deveres de seu ministério.
Todos - Ouve, Senhor, as nossas orações.
Litanista - Oramos também pelos familiares do novo Presbítero, para que sejam revestidos de todas as virtudes cristãs.
Todos - Ouve, Senhor, as nossas orações.
Litanista - Por nós mesmos, pelo perdão de nossos pecados e pela graça do Espírito Santo, para que emendemos nossas vidas.
Todos - Ouve, Senhor, as nossas orações.
Litanista - Por todas as pessoas que morreram na comunhão da tua santa Igreja, lembrando hoje, especialmente ( ), para que com todos os teus santos e santas, tenham descanso, lá onde não há dor nem tristeza, mas a vida eterna.
Todos - Ouve, Senhor, as nossas orações.
Litanista Senhor, tem piedade de nós.
Todos - Cristo tem piedade de nós.
Litanista- Senhor tem piedade de nós.

*A seguir canta-se o Kyrie cubano (todos):

Kyrie (Missa Cubana – O Novo canto da Terra – PT/CT)
Senhor, tem piedade de nós, Cristo tem piedade de nós, Senhor, tem piedade de nós, sim tem piedade de nós.

*Terminada a Litania, o Bispo se levantará e dirá

Bispo: O Espírito do Senhor seja convosco
Todos: Seja também contigo.
Bispo: Oremos:
Bispo: Deus de poder imutável e luz eterna: olha com favor toda a tua Igreja, este maravilhoso e sagrado mistério; pela operação eficaz de tua providência, leva a cabo, em tranqüilidade, o plano da salvação; faze que todo o mundo veja e conheça que as coisas foram derrubadas são levantadas, as coisas que têm envelhecido são renovadas e que todas as coisas estão sendo levadas à perfeição, mediante Aquele por quem foram feitas, teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo, na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos.
Todos: Amém

*Todos sentar-se-ão

Celebração da Palavra
Primeira Leitura
A Palavra de Deus escrita no Livro do Profeta Isaías 6, começando com o versículo 1 ao 8
1No ano que morreu o rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. A barra do seu manto enchia o Templo. 2 De pé, acima dele, estavam serafins, cada um com seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. 3 Eles clamavam uns para os outros: «Santo, Santo, Santo é Javé dos exércitos, a sua glória enche toda a terra». 4 Com o barulho das aclamações, os batentes das portas tremeram e o Templo se encheu de fumaça. 5 Então eu disse: «Ai de mim, estou perdido! Sou homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros, e meus olhos viram o Rei, Javé dos exércitos. 6 Nesse momento, um dos serafins voou até onde eu estava, trazendo na mão uma brasa que havia tirado do altar com uma tenaz. 7 Com a brasa tocou-me os lábios, e disse: «Veja, isto aqui tocou seus lábios: sua culpa foi removida, seu pecado foi perdoado. 8Ouvi, então, a voz do Senhor que dizia: «Quem é que vou enviar? Quem irá de nossa parte?» Eu respondi: «Aqui estou. Envia-me!
Leitor: Palavra do Senhor
Todos: Demos graças a Deus.


Salmo 23 (Cantado)
Refrão: O Senhor, só Ele é o meu Pastor,
Sendo assim nada há de me faltar. (bis)

1. Faz me repousar em campinas verdejante;
Por águas tranqüilas me conduz.
Reanima minha pobre alma,
Nos caminhos da justiça por amor Ele me conduz.

2. Mesmo que eu ande na sombra da morte,
Mal algum jamais recearei.
Porque estás sempre comigo,
Teu cajado e tua vara me sustentam.

3. Para mim preparastes uma mesa;
Na presença dos meus inimigos.
Com óleo ungistes minha fronte,
Meu cálice está repleto até a borda.

4. Só bondade e misericórdia me acompanham,
Todos os dias da minha vida.
Habitarei na presença do Senhor,
Em sua casa ficarei para sempre.

Segunda Leitura
A Palavra de Deus escrita na carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 47.11-16
7 Cada um de nós, entretanto, recebeu a graça na medida que Cristo a concedeu. 11 Foi ele quem estabeleceu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros como evangelistas e outros como pastores e mestres. 12 Assim, ele preparou os cristãos para o trabalho do ministério que constrói o Corpo de Cristo. 13* A meta é que todos juntos nos encontremos unidos na mesma fé e no conhecimento do Filho de Deus, para chegarmos a ser o homem perfeito que, na maturidade do seu desenvolvimento, é a plenitude de Cristo. 14 Então, já não seremos crianças, jogados pelas ondas e levados para cá e para lá por qualquer vento de doutrina, presos pela artimanha dos homens e pela astúcia com que eles nos induzem ao erro. 15 Ao contrário, vivendo amor autêntico, cresceremos sob todos os aspectos em direção a Cristo, que é a Cabeça. 16 Ele organiza e dá coesão ao corpo inteiro, através de uma rede de articulações, que são os membros, cada um com sua atividade própria, para que o corpo cresça e construa a si próprio no amor.

Leitor: Palavra do Senhor
Todos: Demos graças a Deus.

Aclamação ao Santo Evangelho
*Durante o canto de aclamação o turiferário, o cruciferário, os tocheiros e o diácono após pedir a benção do bispo se aproximarão do centro do local do culto e o diácono incensará o Evangelho.


Evangelho (Hinário Episcopal n 186 – J.C.M.)
1. De norte a sul o teu amor
Queremos proclamar:
O mundo errante e pecador
Vieste resgatar.
Por teu poder que vem da cruz
Só tu nos salvas, ó Jesus!

2. Teu evangelho é a redenção
Que vence todo o mal;
É a força insigne do perdão,
A graça divinal.
Por teu amor que vem da cruz
Só tu nos salvas, ó Jesus!

Proclamação do Santo Evangelho
Diácono: O Santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, conforme São João, capítulo 10, começando com o versículo 11 ao 18


Todos: Glória te seja dada, ó Senhor

11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12 O mercenário, que não é pastor a quem pertencem, e as ovelhas não são suas, quando vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e sai correndo. Então o lobo ataca e dispersa as ovelhas. 13mercenário foge porque trabalha só por dinheiro, e não se importa com as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas. 16 Tenho também outras ovelhas que não são deste curral. Também a elas eu devo conduzir; elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17 O Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la de novo. 18 Ninguém tira a minha vida; eu a dou livremente. Tenho poder de dar a vida e tenho poder de retomá-la. Esse é o man-damento que recebi do meu Pai.

*Após a leitura, o diácono dirá:

Diácono: Evangelho do Senhor
Todos: Louvado sejas, ó Cristo.

3. À Igreja e ao mundo o teu poder
A vida plena traz,
E em ti somente podem ter
A mais profunda paz,
À salvação que vem da cruz
Conduze os povos, ó Jesus!

Sermão: Rev. Pe. Bernardino Ovelar

Credo Niceno
Cremos em um só Deus, Pai Onipotente, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis; E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus; gerado de seu Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz de Luz, Verdadeiro Deus; gerado, não feito; consubstancial com o Pai; por quem todas as coisas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação, desceu do Céu, e encarnou, por obra do Espírito Santo, da Virgem Maria, e foi feito homem; foi também crucificado por nós, sob o poder de Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado: e ao terceiro dia ressuscitou, segundo as Escrituras: e subiu ao Céu, e está sentado à direita do Pai: e virá outra vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim.
E cremos no Espírito Santo, Senhor, doador da Vida, procedente do Pai e do Filho; o qual com o Pai e o Filho juntamente é adorado e glorificado; o qual falou pelos profetas: e cremos na Igreja Uma, Santa, Católica e Apostólica: reconhecemos um só Batismo para a remissão dos pecados: e esperamos a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém.

Ordenação de Presbítero (Hinário Episcopal n 174 – R.H.M.)
1. Senhor da ceifa, atende
À nossa petição;
Que o bom trabalho siga
Com grande animação
Os campos já branquejam:
Convidam, a ceifar,
E os preciosos frutos
Na Igreja a arrecadar.



2. Somente a ti compete
Ceifeiros escolher, que tudo realizem
Conforme o teu querer.
Os ânimos prepara;
Inflama os corações;
E manda os bons obreiros
Em grandes multidões.

3. Aquele que é ordenado
Ao sacerdócio aqui,
Mandado foi por ti.
Confirma o pastorado
Com bênçãos especiais,
E dá-lhe em ricos frutos,
Divinas credenciais.

4. Alenta-lhe a esperança,
Aumenta nele a fé,
Na lidam não permitas,
Que lhe vacile o pé;
E cada vez mais forte,
Mais cheio de fervor,
A todos manifeste
A graça do Senhor.

Exame canônico do Candidato
*Todos sentados, exceto o ordinando, que permanece em pé, diante do Bispo. O Bispo dirige-se ao Ordinando
Bispo: ( N ), meu irmão, a Igreja é a família de Deus, o corpo de Cristo e o templo do Espírito Santo. Toda pessoa batizada é chamada a tornar Cristo conhecido como Salvador e Senhor, participando da renovação de seu mundo. Agora tu estás sendo chamado para trabalhar como pastor, sacerdote e mestre, junto com teu Bispo e teus companheiros e companheiras no presbiterado e também a participar nos Concílios da Igreja.
Como presbítero, será teu dever proclamar por palavras e atos o Evangelho de Jesus Cristo, mol-dando tua vida de acordo com os seus preceitos. Ama e serve o povo no meio do qual trabalhas, cuidando igualmente das pessoas jovens e idosas, das fortes e das fracas, das ricas e das pobres. Prega, declara o perdão de Deus aos pecadores penitentes, pronuncia a bênção de Deus, toma parte na ministração do Santo Batismo, na celebração dos mistérios do Corpo e Sangue de Cristo e desempenha outras funções a ti confiadas. Em tudo quanto fizeres, alimenta o povo de Cristo com as riquezas de sua Graça e fortalece-o para glorificar a Deus nesta vida e na vindoura.
Bispo: ( N ), meu irmão, crês que estás sendo verdadeiramente chamado por Deus e sua Igreja para esta vida e trabalho de Presbítero?
Rev. ( N )- Nesta persuasão estou.
Bispo - Agora na presença da Igreja, te comprometes a cumprir com este dever e responsabilida-de?
Rev. ( N ) - Sim, eu me comprometo.
Bispo - Respeitarás e serás guiado pela orientação pastoral e liderança do teu Bispo?
Rev. ( N ) - Assim o farei, com a ajuda de Deus.
Bispo - Serás assíduo na leitura e no estudo das Santas Escrituras, e na busca do conhecimento daquilo que te possa fazer um ministro mais forte e capaz?
Rev. ( N )- Assim o farei, com a orientação do Espírito Santo.
Bispo - Procurarás ministrar a Palavra de Deus e os sacramentos da Nova Aliança, para que o amor reconciliador de Cristo seja conhecido e aceito?
Rev. ( N ) - Assim o farei, ajudando-me o Senhor.
Bispo- Prometes ser um fiel pastor para aquelas pessoas a quem foste chamado a servir, traba-lhando junto com elas e com tuas companheiras ministras e teus companheiros ministros para edificar a família de Deus?
Rev. ( N ) -Assim o farei, com o auxílio de Deus.
Bispo - Farás o máximo de esforço para moldar a tua vida e de tua família, de acordo com o ensino de Cristo, para que sejas um exemplo salutar para o teu povo?
Rev. ( N )- Assim o farei, ajudando-me o Senhor.
Bispo - Serás perseverante na oração, tanto íntima quanto pública, buscando a Graça de Deus para ti e para os outros, oferecendo a Deus todo o teu trabalho, pela mediação de Jesus Cristo e na santificação do Espírito Santo?
Rev. ( N ) - Assim o farei, ajudando-me o Senhor.
Bispo - Que o Senhor, que te deu vontade de executar todas essas coisas também te conceda a graça e o poder para realizá-las.
Rev. ( N ) -Amém.
Ordenação do Presbítero
*Enquanto canta-se o Hino de invocação ao Espírito Santo, o diácono se deitará

Glória ao Deus Trino (Hinário Episcopal n 98 – S.P.K.)
1. Ó Sopro divinal,
Real Consolador,
Promessa e dom celestial
Revela o teu amor!
Vem como o vento entrar
Em nossa reunião;
E o mortos viverão.

2. Vem, como fogo arder,
E todo o mal queimar;
Vem almas tíbias aquecer;
Ensina-nos a amar.
Com óleo, vem ungir
Um povo para os céus;
Em tudo fazê-nos sentir
O forte amor de Deus.
3. Nas trevas vem brilhar
Com verdadeira luz,
E todo o mundo encaminhar
Ao Salvador Jesus.
Qual fonte nos serás,
Ó Purificador;
Nascentes vivas abrirás
Nos átrios do senhor.

4. Tua obra vem cumprir,
Divino Instruidor;
E toda a glória descobrir
Do eterno Deus de amor.
Espírito de luz,
De paz e de adoção,
Habita em nós, e por Jesus,
Confirma a redenção!

* Após o hino, estando todos de pé, exceto o Ordinando, o Bispo fará a seguinte oração:

Bispo - Ó Deus, Pai e Mãe de todos, louvamos-te por teu infinito amor em nos chamar a ser um povo santo no Reino de teu Filho nosso Senhor Jesus Cristo, o qual é a imagem de tua glória eterna e invisível, o primogênito entre muitos e o Cabeça da Igreja.
Nós te agradecemos porque Ele, com sua morte, venceu a morte, e subindo aos céus derramou seus dons abundantemente sobre o teu povo, fazendo uns apóstolos, outros profetas, uns evangelistas, outros mestres, capacitando os santos e santas para a obra do ministério e da edificação do seu corpo.

* O Bispo, juntamente com as Presbíteras e Presbíteros presentes, imporá suas mãos sobre a cabeça do Ordinando e continuará:

Bispo - Portanto, ó Pai, mediante Jesus Cristo, teu Filho, concede o teu Espírito Santo a ( N ). Enche-o com tua graça e poder e faze dele um Presbítero em tua Igreja.

* O Bispo acrescentará:
Bispo- Possa ele exaltar-te, ó Senhor, no meio do teu povo; oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis a Ti; proclamar com coragem o Evangelho da Salvação; e devidamente ministrar os sacramentos da Nova Aliança. Faze dele um Pastor fiel, Mestre paciente e um Conselheiro sábio. Concede que em todas as coisas possa ( N ) servir sem esperar recompensa, de modo que teu povo seja fortalecido e teu nome glorificado em todo o mundo. Tudo isso nós te pedimos mediante Jesus Cristo nosso Senhor, que contigo e o Espírito Santo, vive e reina um só Deus, pelos séculos sem fim.
Povo- Amém.

* O novo presbítero será devidamente paramentado por seus familiares.

*Então o Bispo fará a entrega da Bíblia ao Recém-ordenado e dirá:

Recebe esta Bíblia como um sinal da autoridade dada a ti para pregar a Palavra de Deus e minis-trar seus Santos Sacramentos. Não te esqueça da responsabilidade que te é dada como um Sacer-dote na Igreja de Deus.

* O Bispo saudará o novo Presbítero e o apresentará ao Povo, que o aplaudirá.

*Então, o novo Presbítero dirá à Congregação:

A paz do Senhor seja convosco
Todos: Seja também contigo.
*Então os Presbíteros presentes saudarão o novo presbítero.
*Este saudará a sua família e muitos outros, tantos quantos possíveis e convenientes.
* O Clero e o Povo se saudarão mutuamente.

Quero te dar a paz
Quero te dar a paz do meu Senhor com muito amor!
Quero te dar a paz do meu Senhor com muito amor!
1.Na flor vejo manifestar o poder da criação,
Nos teus lábios eu vejo estar o sorriso de um irmão
Toda vez que te abraço e aperto a tua mão,
Sinto forte o poder do Amor dentro do meu coração!

2. Deus é Pai e nos protege, Cristo é o Filho e Salvação
Santo Espírito Consolador, na Trindade somos irmãos!
Toda vez que te abraço e aperto a tua mão
Sinto forte o poder do Amor dentro do meu coração!

Ofertório
Elevação das Ofertas
Tudo vem de Ti Senhor! O do que é Teu. To damos. Amém.

Muitos Grãos de Trigo (CD – Tua Palavra Permanece – Faixa 18 – J.A.S.)
1.Muitos grãos de trigo, se tornaram pão / Hoje são teu corpo, Ceia e comunhão / Muitos grãos de trigo se tornaram pão.
Toma Senhor nossa vida em ação / para mudá-la em fruto e missão. Toma Senhor nossa vida em ação / para torná-la em missão. (2x no final)
2. Muitos cachos de uva, se tornaram vinho / hoje são teu sangue, Força no caminho / Muitos cachos de uva, se tornaram vinho.
3. Muitas são as vidas, feitas vocação / Hoje oferecidas / Em consagração / Muitas são as vidas feitas vocação.

*o bispo incensará o altar com as ofertas e também o povo...
Grande Oração Eucarística
Bispo - O Senhor seja convosco.
Povo - Seja também contigo.
Bispo - Elevai os corações.
Povo - Ao Senhor os elevamos.
Bispo- Demos graças ao Senhor nosso Deus.
Povo - É justo render-Lhe gratidão e louvor.
Bispo - Adoração e louvor a ti somente sejam dados, ó Pai, em todos os tempos e lugares. Teu é todo o poder. Criaste os Céus e estabeleceste a terra, gerando vida e tudo o que existe.
Em Jesus Cristo, Teu Filho, tua vida e a nossa são reconciliadas numa comunhão maravilhosa. Ele habitou entre nós para que pudéssemos viver para sempre em Ti. Através do Espírito Santo, Tu nos chamas a um novo nascimento, em uma Criação restaurada pelo teu amor. Como filhos e filhas de tua vontade redentora, oferecemos-te o nosso louvor, com os Anjos e Arcanjos e toda a multidão celestial, cantando, assim, a tua eterna glória:

Santo, Deus do Universo: (PBG)
Santo, Santo, Santo/ Senhor Deus do universo/
O céu e a terra proclamam a vossa glória/
Hosana nas alturas, Hosana/ Hosana nas alturas, Hosana!

Bendito aquele que vem/ Em nome do Senhor/
Bendito aquele que vem/ Em nome do Senhor/
Hosana nas alturas, Hosana/ Hosana nas alturas, Hosana!

Bispo- Glória e ações de graças te sejam dadas, ó Pai de infinito amor, pelo dom precioso de Teu Filho feito homem por nós. Ele é a Tua Palavra existente antes de todos os tempos, origem e fim da Tua Criação, restaurador de nossa integridade.
Obediente à Tua vontade, Ele se entregou e morreu sobre a cruz. Por teu imenso poder o fizeste ressurgir dentre os mortos. Ele destruiu os laços do mal e da morte e libertou o teu povo para ser o seu Corpo no mundo.

Na noite em que foi entregue à morte, sabendo que a sua hora havia chegado, manteve o amor pelos seus amigos até o fim. Na Ceia, com os seus discípulos, tomou o Pão e te agradeceu. Partiu o Pão e deu a eles, dizendo: Tomai e comei. Este é o meu Corpo, partido por vós.
Depois da Ceia, ele tomou o Cálice, te agradeceu e ofereceu-lhes, dizendo: Bebei todos deste Cálice. Este é o meu Sangue da Nova e Eterna Aliança, derramado por vós e por muitos, para que os pecados sejam perdoados. Fazei tudo isto em memória minha.

Todos - Agora obedecemos ao mandamento de Teu Filho. Relembramos a sua bendita pai-xão e morte, sua gloriosa ressurreição e ascensão. Esperamos ansiosos a vinda do Teu Reino. Feitos um com o Teu Filho, nós te oferecemos estes dons e, com eles, também oferecemos a nós mesmos, um sacrifício único, vivo e santo.
Bispo- Ouve-nos, ó Pai misericordioso, e envia o teu Espírito Santo sobre nós e sobre estes dons do Pão e Vinho, a fim de que, plenos do teu poder vivificador, sejam o Corpo e o Sangue de teu amado Filho. E que nós sejamos aquecidos pelo fogo do teu amor e renovados para o serviço do teu Reino.
Todos - Ajuda, Senhor, a nós que fomos batizados na comunhão do Corpo de Cristo, a viver e trabalhar para a tua glória e louvor. Possamos nós crescer juntos em unidade e amor, até que, ao final, na tua Nova Criação, entremos em tua herança, na companhia da Bem-aventurada Virgem Maria, dos apóstolos e profetas e de todos os nossos irmãos e irmãs, os que já estão contigo e os que ainda estão conosco.
Bispo - Por Jesus Cristo, nosso Senhor, com o qual e no qual, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e glória sejam dadas a Ti, Senhor de todos os tempos e lugares, por séculos sem fim. Amém.

Partir do Pão
*O Celebrante prosseguirá com o Partir do Pão
* Guardar-se-á um momento de silencio.
*O Celebrante dirá as seguintes palavras de convite à Mesa do Senhor.
Bispo- O Pão da vida se parte para que o mundo tenha vida.
Povo - Em teus mistérios, Senhor, dá-nos união.
Bispo - Jesus nos ensinou e agora nos animamos a repetir com fervor:
Todos - Pai nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu Nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E per-doa-nos as nossas dívidas. Assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal; Pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

*Guardar-se-á uns instantes de silêncio

Todos - Jesus, Cordeiro de Deus: tem misericórdia de nós.
Jesus, que carregaste nossos pecados: tem misericórdia de nós.
Jesus, redentor do mundo: dá-nos a tua paz!

Comunhão

Cânticos para a comunhão
A Barca (C.G)
1. Tu te abeiraste na praia
Não buscaste nem sábios, nem ricos.
Somente queres que eu te siga, Senhor…
Senhor, Tu me olhaste nos olhos,
A Sorrir, pronunciaste meu nome,
Lá na praia, eu larguei o meu barco
Junto a Ti buscarei outro mar
2. Tu sabes bem que em meu barco
Eu não tenho nem ouro nem espadas,
Somente redes e o meu trabalho, Senhor…
3. Tu minhas mãos solicitas,
Meu cansaço que a outros descanse,
Amor que almejas, seguir amando.
Senhor…

Santa Comunhão (Hinário Episcopal S.P.K.)
1. Disposta a mesa, ó Salvador,
Vem presidir aqui!
Ministra o vinho, parte o pão:
Nutrir-nos vem de ti.

2. Fiéis, lembramos tua cruz;
Por nós sofreste ali.
Por tua graça divinal,
Vivemos sempre em ti.

3. Desperta anima, enleva os teus,
Fazendo-os discernir
Que tu, Senhor, presente estás
Teu povo a dirigir.

4 Na Santa Ceia, ó Grande Deus,
Buscamos comunhão
Com Cristo, nosso Benfeitor,
Com todo o vero irmão.

5. Sabemos que Jesus virá
Em majestade e luz;
Juiz supremo, Eterno Rei,
Oh! Vem, Senhor Jesus

Oração de Pós Comunhão

Pós-Comunhão
Bispo - Oremos
Todos- Pai Todo-Poderoso, damos-te graças porque nos tens nutrido com o santo alimento do Corpo e Sangue de teu Filho, e nos unes, por meio dele, na comunhão do teu Santo Espí-rito. Nós te agradecemos porque fazes surgir dentre nós servos e servas fiéis, para o ministé-rio da tua Palavra e Sacramentos. Suplicamos-te que Ivaldo seja para nós um exemplo eficaz em palavras e ações, em amor e paciência, e em santidade de vida. Concede que, junto com ele, te sirvamos agora e que sempre nos alegremos em tua glória; por Jesus Cristo nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. A-mém.
Bênção
Bispo -Que Cristo, o Sol da Justiça, brilhe sobre nós e disperse as trevas, iluminando o nosso caminho; e a Bênção de Deus Onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo, seja convosco, e convosco habite eternamente. Amém.

*Palavras de agradecimentos do novo presbítero
Avisos

Recessional

Hino: Oração pela Paz (R.M.)
Cristo, quero ser instrumento de Tua paz e do Teu infinito amor.
Onde houver ódio e rancor, que eu leve a concórdia, que eu leve o amor.

Onde há ofensa que dói,
Que eu leve o perdão
Onde houver a discórdia,
Que eu leve a união e Tua paz

Onde encontrar um irmão a chorar de tristeza, sem ter voz e nem vez.
Quero bem no seu coração, semear alegria, pra florir gratidão.
Mestre, que eu saiba amar,
Compreender, consolar e dar sem receber.
Quero sempre mais perdoar, trabalhar
Na conquista e vitória da paz.

Vem e Eu Mostrarei (Pe. Z.)
Vem, e eu mostrarei que o meu caminho te leva ao pai
Guiarei os passos teus e junto a ti hei de seguir.
Sim, eu irei e saberei como chegar ao fim.
De onde vim, aonde vou, por onde irás, irei também...

Vem, eu te direi o que ainda estás a procurar.
A verdade é como o sol e invadirá teu coração.
Sim, eu irei e aprenderei,
minha razão de ser.
Eu creio em ti que crês em mim e a tua luz verei a luz...
Despedida
Rev. - Vamos em paz, para amar e servir ao Senhor.
Povo - Em nome de Cristo. Amém.
(Tradução do folheto “Scottish Liturgy - 1982”, da Igreja Episcopal da Escócia.)








Biografia do ordnando



Ordinante

Pregador

Apresentadores

Mestre de Cerimônia

Capelão

Leitor da Prefação

Leitor do Antigo Testamento

Salmo (Cantado)

Leitor do Novo Testamento


Leitor do Evangelho

Turiferário

Litanistas

Música

Paramentadores

Procissão do Ofertório


Sigla dos autores/tradutores dos hinos
C.G. - Pe. Cesáreo Gabarin
C.B. - Carl Boberg
C.T. - Clara Triana
G.T. - Gilmer Torres
J.A.S. – José Acácio Santana
J.C.M. – Jaci Correia Maraschin
P.B.G – Pe. Pedro Brito Guimarães
P.T. Pedro Triana
Pe. Z. Padre Zezinho
R.H.M. Roberto H. Moreton
R.M. Pe. Reginaldo Mazzotti
S.P.K. Sara P Kalley


Bibliografia
Blog dos Estados Unidos da América em Espanhol
Liturga de ordenação ao Presbiterato de Carmen Akeni
Liturga de ordenação ao Presbiterato de Valéria Silvas

Observação
As Músicas e intercessão podem ser escolhidas conforme o critério do ordenando/a

Nenhum comentário:

Postar um comentário