segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O que é ser anglicano


De onde viemos
A origem do anglicanismo está relacionada com a evangelização das Ilhas Britânicas, no século III, quando cristãos, refugiados das perseguições, lá se estabeleceram com Igreja, que manteve identidade própria até o século VI. Unida, então, à Igreja de Roma, recuperou a autonomia por interesses particulares da monarquia no século XVI, reformando-se. Hoje é constituída por mais de trinta Províncias, em quase duzentos países, com cerca de 70 milhões de fiéis.

Em nossa pátria
No Brasil, estamos presentes desde meados do século XIX, com capelanias para servir a anglicanos. Fomos a primeira Igreja reformada, quando a Igreja de Roma era a religião oficial do Império, a ter permissão para construir seus próprios templos. Em 1890 chegaram os primeiros missionários episcopais, vindos dos Estados Unidos com o objetivo de colaborar na evangelização do nosso povo, estabelecendo as bases da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Somos a 19ª Província Eclesiástica da Comunhão Anglicana.

Desafio ecumênico
Por sermos uma Igreja que conserva com carinho valores que são comuns aos demais cristãos e, ao mesmo tempo, busca sempre novas formas de expressar a fé e de servir, procuramos ter um relacionamento fraterno com as outras comunidades cristãs. Consideramos de importância cristãs. Consideramos de importância fundamental o desejo expresso por Jesus, quando orou para que os seus discípulos se conservassem unidos “para que o mundo creia”. Queremos colaborar com todos os que pertencem à grande família cristã, na missão que Cristo nos confia. Reconhecemos a validade do batismo das igrejas irmãs e, em nossas igrejas, a mesa de comunhão está aberta para qualquer cristão. Todos são bem-vindos.

Nossas doutrinas
A Comunhão Anglicana tem na Bíblia a principal fonte de doutrina; todavia as Escrituras Sagradas são aceitas, a um só tempo, como Palavra de Deus e produção histórica e cultural do povo de Israel e da Igreja primitiva. Isso possibilita o espaço necessário à leitura critica adequada à luz da tradição da Igreja, do estudo e da razão. Expressa a sua fé nas palavras dos dois grandes Credos históricos do Cristianismo: o Apostólico, como símbolo batismal e o Niceno-Constantinopolitano, como suficiente declaração da Fé cristã. Eles foram escritos ao tempo dos Concílios Ecumênicos, que proclamavam a unidade da Igreja.
Somos uma Igreja sacramental. Cremos que os sacramentos “são sinais externos e visíveis de uma graça interna e espiritual” concedida por Cristo. O Santo Batismo e a Santa Eucaristia, ministrados com as palavras do próprio Cristo e com elementos por ele ordenados, são os principais meios de graça sacramental. Administramos, também, os Sacramentos da Igreja. Embora não tenham sido especificamente ordenados por Jesus, reconhecemos o seu caráter sacramental. São cinco os Sacramentos da Igreja: a Confirmação, a Penitência (Confissão e Absolvição), as Sagradas Ordens Ministeriais (Bispos, Presbíteros e Diáconos), o Santo Matrimônio e a Unção dos Enfermos.
Somos uma Igreja Episcopal, liderada por bispos que são sucessores dos Apóstolos. Cremos que o Episcopado Histórico é um dom de Deus para o bem da sua Igreja. O Ministério do Bispo é representar Cristo e sua Igreja especialmente como Apostolo, Sumo Sacerdote e Pastor principal de uma Diocese; conservar a fé, unidade e disciplina da Igreja toda; proclamar a palavra de Deus; agir em nome de Cristo para reconciliar o mundo e edificar a Igreja, e ordenar outros para continuar o ministério de Cristo. Os bispos governam a Igreja de forma colegiada, com a participação dos demais clérigos e dos leigos.
As Igrejas da Comunhão Anglicana auto identificam-se a um só tempo como Católicas e Reformadas, graças, neste último caso, à contribuição da Reforma do século XVI. Consideramo-nos uma Igreja “Católica para toda a verdade de Deus e Protestante contra todos os erros humanos”.
Para os reformadores a salvação da humanidade está edificada sobre quatro pilares: Somente Cristo, somente pela Fé, somente pela Graça, somente pelas Escrituras Sagradas. Estes pilares tem marcado a Fé Evangélica Reformada até os dias atuais.
Ser anglicano significa...

... Ser parte da Igreja Católica de Cristo, sem excluir ou isolar-se de outros cristãos. Participar da vida do povo de Deus, com suas alegrias e tristezas. Pertencer a uma comunidade onde cada pessoa é respeitada em sua individualidade e pode utilizar os seus talentos. Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão. Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade. Considerar com seriedade as Escrituras Sagradas, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente.
Preferir a liberdade em Cristo, mais do que a uniformidade de opiniões.
...Sentir devoção e reverência pelos Sacramentos, sem tentar definir cada ponto desses grandes mistérios. Conceber o ministério, como dever e privilégio de todos os batizados. Insistir na moralidade (aquilo que é bom e edifica) e evitar o moralismo (que define a salvação decorrente de uma conduta e não pela obra de Cristo). Participar da herança apostólica, a fé no Evangelho de Cristo. Ser parte de uma história antiga e sagrada, que se renova a cada dia. Crer que a Igreja é de todos e que todos têm o privilégio de sustentá-la segundo a possibilidade de cada um.
Participar da administração e do governo da Igreja segundo a ordem estabelecida. Pertencer a uma família internacional, intercultural e inter-racial que por mandato de Cristo, proclama o Evangelho até o último rincão da terra.

Nossa missão
A Igreja existe no poder do Espírito Santo para:
1. Proclamar as Boas Novas do Evangelho;
2. Batizar, ensinar e nutrir pastoralmente os fiéis;
3. Servir com amor aos necessitados;
4. Lutar pela transformação das estruturas sociais injustas;
5. Zelar pela integridade da vida em todas as suas manifestações.
Fé e prática

Como é possível ser católico e protestante ao mesmo tempo?
Como é possível incluir conservadores e liberais sob o mesmo título denominacional? Como pode uma Igreja ser hierárquica (dirigida por bispos) e democrática (governada pelo clero e povo) ao mesmo tempo? Como entender o conceito da diversidade na unidade?
Na prática, isso significa que as igrejas episcopais ou anglicanas não dizem taxativamente aos seus membros: “Você tem de fazer isso ou aquilo”. Ao contrário, adotam uma atitude de conselho e recomendação: “para o seu próprio bem e para p crescimento na vida e na comunidade, convém que você siga o que ensina a sabedoria da Igreja, guiada pelo Espírito Santo e pelas Sagradas Escrituras”. Por isso, para ajudar as pessoas que procuram a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), ela oferece conselhos e ajuda pastoral, formação educacional, espírito de solidariedade, adoração individual e pública e os sacramentos da graças de Deus.

Aprender, orar e servir
Estas três atitudes sintetizam a nossa preocupação em aprender cada vez mais de Cristo. Em nossa Escola Dominical reunimo-nos, todos os Domingos de manhã, para catecismo, com classes para crianças, jovens e adultos. Nos estudos bíblicos, abordamos temas interessantes e atuais. Procuramos desenvolver a nossa espiritualidade por meio da oração, do louvor, da Comunhão e das mensagens em cada culto. Incentivamos as devoções particulares e recomendamos literatura apropriada. Cremos que é importante testemunhar nossa fé procurando servir, das demais formas, a todos os que nos cercam.
Fonte:
http://www.psj.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário