segunda-feira, 14 de setembro de 2009

E quando perguntarem para você quem eu sou?

Paróquia Anglicana Cristo Salvador
Homília dia 13 de setembro de 2009.

Texto Básico: São Marcos 8. 27.38
Título: E quando perguntarem para você quem eu sou?

Introdução
Jesus estava a caminho da região de Filipe de Cesaréia e em dado momento perguntou aos discípulos que estavam com ele: "Quem dizem os homens que eu sou?".

Resposta dos discípulos
Chove respostas por todos os lados: "Alguns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”.
Não podemos desprezar a opinião daquela multidão, que via Jesus segundo a perspectiva da fé judaica. O mestre é colocado entre os grandes de Israel.
É importante ressaltar que colocar Jesus entre os profetas, significa dar-lhe atribuição divina. E ver Jesus como Elias é considerá-lo como o maior dos profetas, aquele que deve anteceder imediatamente o fim de todas as coisas.

Uma pergunta inofensiva
Até agora a pergunta de Jesus é inofensiva e despretensiosa, pois não compromete ninguém expressa a opinião do outro. Diante da pergunta os discípulos descarregam respostas
Quando alguém pergunta prá gente: “-O que o pessoal tem falado de mim?” Até aí expressaremos a opinião do outro, mas se a pessoa pergunta: “- e você o que pensa e fala de mim?” Provavelmente engasgaremos para responder.

E vocês, quem dizem que eu sou
A pergunta é só uma introdução, logo após vem a facada, pois Jesus pergunta: "E vós, quem dizeis que eu sou?"
Dessa vez não choveu respostas, agora não era a resposta dos outros, mas a opinião pessoal. Essa opinião traz consequências para a vida, provavelmente houve aquele silêncio aterrador, deram aquela tossida básica, quem sabe um deles disse “- Senhor, vou dar uma chegadinha ali e já volto” .

Pedro arrisca uma resposta
Pedro arrisca uma resposta e Pedro diz “Tu é o Messias”,ou seja, Pedro reconhece que o Mestre é o enviado por Deus, aquele que havia sido prometido por Deus para salvar a Israel.

Jesus passa a ensinar os discípulos
Logo após a resposta de Pedro, Jesus passa a ensinar os discípulos de que iria sofrer, morrer e depois ressuscitar. Pedro repreende Jesus por seu ensinamento. O apóstolo ainda não tinha entendido a missão de Jesus. Esperava o Messias rei, guerreiro e que iria restaurar o reino político de Israel.

Quem é Jesus? O que é ser discípulo?
Muitas vezes nós também não entendemos quem é Jesus, carregamos em nossas mentes e corações, uma visão equivocada da sua missão, discipulado e Igreja e responder quem é Jesus e o que é ser seu discípulo e discípula é fundamental, pois a visão que temos de Jesus determinará a maneira de segui-lo.

Visões de Jesus
Qual a visão que muitas pessoas têm de Jesus e da religião?
- A religião do Jesus milagreiro: Alguns têm a visão de Jesus como um milagreiro, como alguém que cura todas as doenças, câncer, dor de dente, obesidade..., dá prosperidade: carro novo, casa nova, etc. Já ouvi gente falando: vamos ali naquela igreja que o pastor o padre faz uma oração forte (isso se existisse oração fraca ou forte Acredito que Deus pode nos abençoar e curar, mas devemos tomar cuidados com esse tipo de visão. As pessoas que acreditam assim acabam procurando a Deus e a igreja, quando estão com alguma dificuldade.
Aqueles e aquelas que seguem a Jesus sabem que muitas vezes passa-se pelo sofrimento e o silêncio de Deus. A vida cristã não é só milagre. Apesar das dificuldades sabem que são amados e amadas de Deus.

- A religião do Jesus light: Não é porque ele é magrinho e esbelto. Essa visão de Jesus está na moda. Sem exigências, compromisso com o outro e com o evangelho, sem paixão, sem cruz, sem compromisso com a transformação social.

- A religião do Jesus Oba! Oba!: Este também está na moda e é amado por setores da mídia: São bem conhecidos os grandes shows da fé, as entrevistas com o demônio, as demonstrações de poder de pastores e pastoras super ungidos.
Quem tem o Jesus Oba! Oba! Está interessado em pular e dançar na “presença de Jesus”, mas não olha o irmão e irmã que sofre ao lado, nem estende o braço ao que sofre. Afinal virou moda dizer que se é evangélico, católico carismático. Colocar adesivo no carro, mas não permitir que Jesus entre no coração e na vida.

Conclusão
O texto nos desafia a clarificar em que Jesus acreditar. Naquele mesmo Jesus que foi pregado nesse e em outros púlpitos, saber que ele nos abençoa, mas às vezes a vida não é nada fácil, o mesmo que desafia através do evangelho, seu povo a amar profundamente a vida, as pessoas e toda a sua criação, compromissar-se com o fraco, com o sofredor e os pobres.
Qual o Jesus iremos escolher e tornar nossa olhar? Deus nos abençoe e seu Espírito Santo nos santifique e ajude a mudar a nossa visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário