segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Celebração de Natal Familiar - 24.12.2012

 
* Todos em torno da mesa
Leitor: Estamos reunidos em torno desta mesa no Amor, pelo Amor e para o Amor. No meio de uma noite, o Amor veio até nós. A sua vinda não aconteceu segundo as expectativas humanas, pois Jesus nasceu pobrezinho, cercado de animais e numa manjedoura. Hoje, dois milênios depois, estamos aqui relembrando aquele momento. Mas isto não basta. É necessário que esse nascimento aconteça em nossos corações. Enquanto ouvimos a canção abramos os corações como uma manjedoura para receber o Menino-Rei.
* Enquanto ouvimos a canção abramos nossos corações a Jesus-Menino razão de nosso Natal
Cântico de Natal
 
Oração
Leitor: Senhor, pedimos-te perdão porque temos dificuldades de abrir nossos corações a ti.
Todos: Menino-Jesus tenha piedade de nós
Leitor: Pedimos-te perdão quando não somos luz na vida de nossa família e dos que nos cercam.
Todos: Menino-Jesus tenha piedade de nós
Leitor: Pedimos-te perdão por todas as palavras e gestos ríspidos que magoaram quem amamos
Todos: Menino-Jesus tenha piedade de nós e ajude-nos a ter corações transformados. Em Nome de Jesus. Amém.
 
 Leitura da História do Natal – São Lucas 2.8-20
8 Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. 9 Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo. 10 Mas o anjo disse:
- Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! 11 Hoje mesmo na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – o Messias, o Senhor! 12 Esta será a prova: Vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.
13 No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fossem um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo:
14 - Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!
15. Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: - Vamos até Belém para ver o que aconteceu; vamos ver aquilo que o Senhor nos contou.
16.  Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura. 17 Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele. 18 Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados. 19 Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas 20 Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto.
E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado
 
 
Reflexão
* Quem desejar pode falar em voz audível
Pensemos O que representa o Natal em minha vida? Qual o sentido do Natal? Confraternização? Presentes? Mesa farta?
 
* Momento de silêncio para orações particulares
Oração de intercessão:
Todos: Senhor, nesta Noite Santa, depositamos diante de ti, todos os sonhos, todas as lágrimas e esperanças contidas em nossos corações. Pedimos por aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue uma lágrima. Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor. Suplicamos por aqueles que te buscam sem saber ao certo onde te encontrar. Para tantos que gritam paz, quando nada mais podem gritar. Abençoa Jesus-Menino, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seu coração um pouco da luz eterna que viste acender na noite escura de nossa fé. Fica conosco senhor! Assim Seja. (Boletim da Catedral Anglicana de São Paulo)
 
* Vamos agora, todos de mãos dadas, numa expressão de amor que nos une, fazer a oração que o Senhor nos ensinou.
Pai Nosso...
 
Oração Conclusiva
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos nós para sempre. Amém.
 
Cântico Final: Noite Feliz
Noite de Paz! Noite de Amor! Tudo dorme em derredor.
Entre os anjos que espargem a luz, proclamando o Menino Jesus,
brilha a estrela da Paz!
 
Noite de Paz! Noite de Amor! Nas campinas ao pastor,
Lindos anjos, mandados por Deus, anunciam a nova dos Céus!
Nasce o bom Salvador!
 
Noite de Paz! Noite de amor! Oh! Que belo resplendor
Ilumina o Menino Jesus! No presépio do mundo eis a Luz,
sol de eterno fulgor!
  
Fontes: www.metodistavilaisabel.org.br, Livro de Oração Comum – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, www.recantodasletras.com.br/mensagensreligiosas/2673337, Boletim Catedral Anglicana de São Paulo.
Liturgia preparada por Fernanda Abrão Pezzuol (membro Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e Reverendo Reginaldo Marcelo (Presbítero da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil)