terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ordem das Filhas do Rei

Ordens Anglicanas
 
Quem são as Filhas do Rei
A Ordem das Filhas do Rei foi estabelecida por um grupo de mulheres na cidade de Nova Iorque, no ano de 1885. Essas mulheres, lideradas por Margaret J. Franklin, quiseram realizar plenamente os votos que haviam feito em sua confirmação de “Trabalhar, orar e doar-se para a extensão do Reino de Deus.”
Com o passar dos anos, a Ordem foi crescendo e se espalhando por todo o território americano, alcançando também outros países onde a Igreja Episcopal está presente. Nos últimos cinco anos teve um crescimento surpreendente, não só nos Estados Unidos, mas principalmente na América Central e vários países da África.
A missionária e Filha do Rei, Patrícia Powers, chegou ao Brasil em 1979 e, com o apoio do Bispo Dom Agostinho Sória, iniciou no Brasil, em 1981, o primeiro capítulo da Ordem, na cidade do Rio de Janeiro. Mais tarde, com a transferência da Revda. Patrícia para a Diocese Meridional, teve início o Capítulo Gloria Dei, na Diocese Anglicana de Pelotas.
A Ordem foi instituída em nossa Diocese no dia 11 de agosto de 1991, na Paróquia da Ascensão. Nesta ocasião, foram admitidas pelo Bispo Diocesano, Dom Cláudio Vinícius de Senna Gastal, quatro anglicanas de diferentes paróquias, formando o Capítulo Diocesano Ora et Labora.
Aos poucos, a Ordem foi crescendo. Por ocasião da 1ª Assembléia Nacional, em Porto Alegre, outubro de 1995, o Capítulo Ora et Labora dividiu-se em quatro: Ascensão do Senhor, na Paróquia da Ascensão; Cristo Redentor, na Paróquia do Redentor; São Lucas, na Paróquia São Lucas, em Canoas; Todos os Santos, na Paróquia de Todos os Santos, em Novo Hamburgo. Em 2001 foi instalado, na Paróquia da Trindade, em São Leopoldo, o Capítulo Ss. Trindade.
Presentemente, somos quarenta Filhas do Rei na Diocese Meridional.
Nossa Razão de Ser
Nossa Regra de Vida

Uma Filha do Rei se compromete a uma vida de oração, serviço e ao fortalecimento espiritual de sua paróquia ou missão.
Semelhante a outras ordens religiosas, a Ordem das Filhas do Rei tem uma Regra de Vida: Oração e Serviço diários.
Na Regra de Oração, fazemos votos de orar diariamente pelo crescimento espiritual de Igreja e por todos que necessitam. Na Regra de Serviço, fazemos votos de participar regularmente na adoração, estudo e obra da Igreja.
Como Organizar um Capítulo
Três ou mais mulheres comungantes, prontas a aceitar a Regra de Vida e o regulamento da Ordem, podem formar um capítulo. É possível que as mulheres de sua paróquia não saibam que existe esta Ordem. Pense na possibilidade de formar um capítulo e sugira isto a elas. As reuniões de orção nos tornam mais unidas e mais fortes.
O capítulo deve reunir-se para oração e estudo no mínimo uma vez por mês, participar das Assembléias Diocesanas duas vezes por ano, e da Assembléia Nacional de três em três anos, sempre que possível.
Peça a uma Filha do Rei que visite seu grupo para falar sobre a Ordem e responder a possíveis perguntas.
Emblema
O emblema da Ordem é uma cruz grega de prata, que seus membros usam. A inscrição “Magnanimiter Crucem Sustine”, traduzida em termos gerais, significa: “Com coração, mente e espírito sustentar e apoiar a Cruz.”
Serviço
Um Capítulo da Ordem das Filhas do Rei em sua paróquia pode prestar inúmeros serviços, como:
  • Orar por você e seu ministério diariamente.
  • Organizar grupos de oração, que podem ser chamados em horas de preocupação ou emergência.
  • Visitar os recém chegados.
  • Visitar os enfermos ou idosos.
  • Ajudar nos ofícios.
  • Ajudar em programas para a comunidade.
Oração da Ordem das Filhas do Rei
Pelo Amor de Cristo
Sou apenas uma,
mas sou uma.
Não posso fazer tudo,
mas posso fazer
alguma coisa.
O que posso fazer,
devo fazer.
O que devo fazer,
pela graça de Deus
o farei.
Senhor,
que queres
que eu faça?