segunda-feira, 14 de maio de 2012

Acolhida – 4º Domingo do advento

Celebrante: Bendito seja Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.
Povo: Bendito seja o seu Reino, agora e sempre. Amém.
Celebrante:  Estejam sempre alegres em suas vidas no Senhor. Repito: Alegrem-se. O Senhor virá logo (Fl 4.4-5).
Povo: Amém. Vem, Senhor Jesus. (Ap 22.20).
Oficiante:  Ao acendermos estas quatro velas, no último domingo do Advento, pensamos na Virgem, a Mãe de Jesus e em seu esposo, José.
Todos:  Ninguém esperou o Senhor com maior ânsia, com mais ternura e mais amor; ninguém O recebeu com mais alegria.
Oficiante:  Maria, nome de mulher, um nome de mãe, porque um dia, uma jovem da Palestina se abriu e acolheu sem cálculos, sem discussões, a Palavra de Deus.
Todos:  Em Maria Deus veio aninhar-se para escrever com letras de carne a promessa tão esperada.
Celebrante: Vem, Senhor, Jesus, vem depressa! Estamos prontos a acolher-te, prontos a fazer do nosso coração o teu berço de paz; prontos a fazer da nossa vida a tua tenda de abrigo. Como Maria, a Serva do Senhor, e São José, seu esposo, nós também queremos acolher todas as mensagens e sinais de paz que nos dizem que Tu és a Luz de nossas vidas.
(Paróquia Anglicana da Santa Cruz – SP 19/12/2010)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Alegria e agradecimento

Paróquia do cristo salvador – Mauá
Homília - 08.11.2006

Evangelho: São Lucas 17.11-19

Introdução
            O versículo 11 relata que Jesus estava a caminho de Jerusalém e, perto da entrada do povoado, dez leprosos vão ao encontro dele.
O interessante a ser notado, os leprosos não vem gritando: impuro, impuro, palavra que identificava o portador da doença e servia de alerta a todos que se aproximavam, mas diferente disso, clamam Jesus tem compaixão de nós.

A lepra era considerada um castigo de Deus
A lepra era considerada um castigo de Deus (conforme Dt 28.27), os portadores da doença considerados impuros e tinham que estar longe do convívio da sociedade, da família, dos amigos. Era uma vida muito difícil e triste.

Eles pedem por compaixão
Eles pedem por compaixão e, Jesus atende seus clamores e diz: apresentem-se aos sacerdotes, o mestre estava cumprindo o que dizia Levítico 14.1-32. Enquanto caminhavam aconteceu que ficaram curados.

Um dos dez volta e era estrangeiro
Ao perceber-se curado, um dos dez volta, dando glórias a Deus e, jogando-se ao chão, agradece a Jesus.
Interessante é o fato de esse ser um estrangeiro, samaritano, povo desprezado pelos judeus. 

Ele sente-se agraciado
O samaritano sente que recebeu a graça de Deus e percebe o amor de Cristo renovando a sua vida, e procura comunhão com Cristo. Ele aceitou a cura como um presente. Jesus vê o agradecimento como sinal de fé.

Alegria e agradecimento
Ao lado do agradecimento é preciso destacar a alegria expressa no dar “glória a Deus”
Essa alegria era fruto de um coração agradecido e, fé agradecida leva a alegria, pois sem a presença do Cristo, o problema não seria resolvido. Recebe cura e salvação.

Vivemos num mundo auto-suficiente
            Vivemos num mundo autossuficiente, e esta cega o ser humano em relação à necessidade de estar próximo de Cristo e consequentemente ao próximo.
            A reação dos nove indica que encontraram saúde física, mas não experimentaram a fé agradecida e portanto a alegria.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Retrospectiva

Textos Bíblicos: Lm 3.21 e II Tm 4.7 
Chegamos ao final de ano! Dessa forma podemos olhar para trás e ver as bênçãos derramadas por Deus sobre nós. Final do ano é momento propício de fazer uma retrospectiva associada com uma avaliação: Como foi minha vida com Deus esse ano? Busquei agradá-Lo? Como foi minha vida devocional?
A Rede Globo na sexta feira próxima passada fez sua tradicional retrospectiva mostrando os fatos ocorridos nesse ano de 2004, ela foi recheada de tragédias e mortes, porque é o tipo de notícia faz crescer o ibope, falou-se do assassinato de um  casal pela própria filha, a ameaça nuclear, entre outros problemas. Somente tragédias, mortes, destruição, etc. Nós cristãos de uma maneira geral, também temos a mesma tendência: esquecemo-nos das bênçãos e só lembramos daquilo que ocorreu de ruim na nossa vida. Lembramos que perdemos o emprego, mas esquecemos do sustento de Deus, lembramos da morte, mas esquecemos da bênção da vida espelhada em nossas crianças.
Jeremias em Lamentações têm uma tendência diferente: Procura lembrar, trazer a memória (se apegava a isso), àquilo que lhe dava esperança. E o que trazia esperança para o profeta? As misericórdias do Senhor que não têm fim, pois elas se renovam a cada manhã. Jeremias e o povo de Israel estavam vivendo uma situação difícil com a idolatria e a iminência do cativeiro, as lembranças da situação do povo faziam com que ficasse abatido e profundamente triste, mas apesar disso, o profeta procurava lembrar algo que enchia seu coração de esperança: A misericórdia de Deus é eterna. Isso fornecia ao profeta combustível suficiente para caminhar e estar diante do Deus da vida


Olhando para as nossas faltas
O profeta olha para as misericórdias de Deus, mas também afirma: “Por que se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor”. (Lm 39-40), ou seja, também olha para seus pecados e procura avaliar sua caminhada e reconhece que pecou: “Nós prevaricamos, e fomos rebeldes:…” (Lm 3.42a).
Como o profeta, além da retrospectiva é fundamental para todos nós fazermos uma avaliação da nossa vida: como foi minha vida com Deus? Procurei no ano de 2003 agradar a Deus? Será que feri alguém através de minhas palavras? Meditei de dia e de noite na palavra de Deus? Tive uma vida de oração? Ajudei o necessitado? Dediquei meu tempo para Deus e seu serviço? Fui um dizimista fiel? Testemunhei Cristo com minha vida?
Todas perguntas fundamentais para pensarmos sobre nosso relacionamento com Deus.
O apostolo Paulo no texto de II Tm 4.7 afirma: “combati o bom combate, completei a carreira e conservei (guardei) a fé” ele avalia sua caminhada e podia dizer que tinha vivido nos preceitos de Deus, testemunhado a fé, fazendo assim a vontade de Deus.


Por fazer uma retrospectiva e uma avaliação
Fazer uma retrospectiva é fundamental para que possamos olhar a para aquilo que nos da esperança ,sabendo que Deus esteve e sempre estará conosco e na luta para sermos a cada dia nova criatura, Deus em sua graça (amor que não merecemos) estará derramando sobre nós o seu Espírito dando forças para prosseguirmos para o alvo, até alcançarmos a estatura de homem perfeito, ou seja, sermos mais parecido com Jesus Cristo.
A avaliação é fundamental para consertamos a nossa vida olhando para os erros do passado e vivermos uma nova vida confiada na graça de Deus.
É necessário esse ano guardar a a palavra de Deus no coração como nos ensina o Salmo 119.11 “ Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti” pois a palavra de Deus guardada no coração influencia nossos pensamentos e ações.
Que de 2005 em diante possamos confiar mais na graça de Deus e trabalhar para o engrandecimento do Reino de Deus.
sermão pregado na Igreja Metodista em Poá em 2004

sábado, 5 de maio de 2012

Oração Sacerdotal de Jesus

Paróquia do cristo salvador – Mauá
Homília - 28.10.1999


Santo Evangelho: São João 17.11-19


            O texto do Santo Evangelho proclamado neste domingo é da chamada “Oração Sacerdotal de Jesus”, é uma oração pública, dirigida naturalmente a Deus, mas destinada também aos ouvintes e, procura orientar, consolar e conscientizá-los da nova situação que irão viver quando Jesus for para junto do Pai.
O texto encontra-se nos “Discursos de despedida”. Nos capítulos posteriores Jesus é preso.
Em sua oração Jesus afirma: “- Eu já não estou no mundo. Eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti” (v11).
Parece que o alvo central se deriva da preocupação de Jesus com a comunidade que ele deixa no mundo. Qual a situação desta comunidade? Ele a define: “Estão no mundo, mas não são do mundo”. Se não são do mundo, de quem então?
Pertencem a Deus e, com isso a Jesus que foi glorificado neles. O mundo não tem mais poder sobre eles. Que mundo é este a qual Jesus se refere? É o mundo dos seres humanos. É o mundo que as pessoas convivem, se relacionam entre si.
É interessante notar que Jesus clama para que Deus não tire os cristãos e cristãs do mundo, mas que os preserves do mal.
O cristão é aquele que está no mundo, mas não pertence ao mundo, ou seja, ele participa da estrutura caída, corrompida, corrupta, pois não se conforma com elas.
O grupo dos crentes em Jesus, a comunidade, vive uma relação diferente com as estruturas do mundo. Continua no mundo, mas não é do mundo. É de Deus. Ela tem que ficar no mundo, é aqui que deve provar a sua fé.
Isto significa que o cristão não precisa das coisas do mundo? Que ele as rejeita? Abstém-se delas? Não é bem assim! O discípulo de Cristo está no mundo, vê, ouve e come aqui na Terra, veste roupas do mundo, mas não permite que isto determine sua conduta, seus pensamentos, suas ideologias…, pois quem determina sua vida é o mandamento do amor. Por isso, o mundo o odeia, pois o mundo tem dificuldade em aceitar o mandamento. Amai-vos uns aos outros como vos amei.

Mas como estar no mundo e não ser do mundo?
1º não participar dos esquemas corruptos desse mundo;
2º não se conformar com o mundo, mas testemunhar a verdade, para que as estruturas malignas do mundo sejam transformadas;
3º Sermos um, como Jesus é um no Pai, (v11) para que o mundo perceba o amor, o carinho, a misericórdia da igreja, pois somente o amor pode transformar.
            Que Deus nos abençoe!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pai perdoai os, pois não sabe o que fazem.


Esta pequena meditação foi realizada em uma Sexta-feira da Paixão, no Ofício de Trevas Diocesano
         Jesus no momento mais difícil de sua vida, em meio à dor, sofrimento, angústia, solidão, encontra em sua vida lugar para o perdão, pois olha para aqueles que estão ali e clama pela graça divina sobre suas vidas. Jesus sabia por vários motivos, o quanto era difícil enxergar a dimensão de seus erros.
         Nós também enfrentamos as injúrias do mundo e a crueldade das pessoas, porém deixamos a raiva e ódio nascer em nossos corações, não permitamos que isto aconteça, perdoemos.
         Você talvez me pergunte: como fazer isso? Amar, perdoar é uma escolha racional, assim como uma questão de saúde, pois a falta de perdão gera uma série de doenças: gastrite, músculo enrijecidos.
Hoje com nossos corações, repletos da graça de Deus escolhamos, assim como Jesus, perdoar aquelas que nos machucam e amar a todas as pessoas. Amém.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Felicidade é dos que são felizes

Paróquia do cristo salvador – Mauá
Homília – Dia de todos os santos
01 de novembro de 2006 – oração vespertina

 Primeira Leitura: Apocalipse 7.2-4; 9-14.
Segunda Leitura: II Coríntios
Salmo 128
Evangelho: São Mateus 5


Você conhece alguém pobre financeiramente, mas feliz? Ou doente, mas que demonstra uma grande felicidade?
Quando eu era pastor metodista em Atibaia, eu visitava periodicamente uma senhora muito doente com a intenção de consolar, mas saia daquela casa consolado por causa da sua felicidade.
Será que somos realmente felizes quando baseamos nossa felicidade em bens materiais? Muitas vezes ouvimos: “- fulano deve ser muito feliz, ganhou na loteria”, mas raramente ouvimos “- Fulano é feliz, pois está prestando um serviço a alguém”. Qual das duas é mais apreciada pela sociedade em que vivemos?
A televisão e a propaganda apresentam a felicidade como ter um carro X e uma televisão y.
E a felicidade apresentada por Jesus parece ser completamente diferente de tudo o que se costuma dizer e pensar sobre a felicidade. Parece que Jesus coloca o mundo de cabeça para baixo. Não só aqui no sermão do monte, mas em outros lugares:

- Feliz de quem chora;
- Feliz de que sofre;
- Feliz de que apanha.

Jesus afirma: Felizes são os pobres de Espírito, porque deles é o Reino de Deus.
Existem dois tipos de pobreza. Segundo o teólogo latino americano, Gustavo Gutierrez: A pobreza como necessidade, miséria ou marginalização, essa deve ser considerada um escândalo, um mal, porém também existe a pobreza espiritual, essa deve ser uma qualidade dos filhos de Deus, pois nos tornamos frágeis diante de Deus, aberto ao seu carinho e amor!
Nesse tipo de pobreza, o ser humano não vive de suas ideias ou ideais, das suas posições e dos seus interesses, mas pergunta pela vontade de Deus para cumpri-la. Nessa pobreza o ser humano procura sair de suas ideologias para entrar no Espírito Santo.
Só resta perguntar de modo sério:
De que maneira estamos procurando a felicidade? Será que estamos no caminho certo, se não! O quer devemos mudar para entrar no caminho correto.

Inversão Térmica



É o fenômeno em que a temperatura aumenta com a altitude, em contraposição à condição normal, que é diminuir com a altitude. Estas inversões afetam freqüentemente as camadas finais de ar junto à superfície do solo durante o solstício de inverno. Tal fato, se ocorrer em centros urbanos, impede o ar poluído de se dissipar, o que ocasiona sérios problemas de saúde. Para melhor entender o fenômeno do efeito estufa, observe o quadro abaixo:
I) A medida que o dia vai passando, a lâmina de ar que está em contato com a superfície vai se aquecendo.
II) Uma vez aquecido, o ar tem sua densidade diminuída e tende a subir para as camadas mais altas da atmosfera. Este é um fenômeno muito importante para a renovação do ar, pois quando ele sobe, leva consigo toda a infinidade de substâncias e partículas poluentes liberadas ao longo do dia. Nas altas camadas atmosféricas, esta poluição dispersa e acaba por se distribuída para todo o planeta.
III) Durante o fenômeno da inversão térmica verifica-se a interposição de uma camada de ar quente entre a superfície e massa de ar frio do alto. Assim, o ar superficial está impossibilitado de subir. Note que a idéia de inversão térmica surge da inversão de temperatura provocada pela presença da massa de ar quente, isto é, normalmente a temperatura é mais alta na superfície e mais fria nas camadas superiores. Com o estacionamento de uma massa de ar quente em uma determinada região, este quadro se inverte, pois a temperatura da camada superior fica maior que a superficial (inversão térmica).
IV) Uma vez estabelecida a inversão térmica, o ar superficial não pode subir, nem os poluentes tampouco conseguirão se dispersar. Portanto, enquanto durar o fenômeno, a lâmina superficial de ar não será renovada, o que pode causar sérios problemas em áreas poluídas