domingo, 27 de março de 2011

Bons motivos para contribuir com o dízimo


1. Dízimo: reconhecer que tudo é de Deus
Tudo o que somos e temos tem um único dono: Deus. Nós apenas administramos o que Dele recebemos (Gn 1.26-28). Contribuir com o dízimo é uma atitude de amor de quem é grato a Deus. Contribuir com o dízimo é devolver a Deus uma pequena parte do muito que Ele nos dá.

2. O dízimo é bíblico
Contribuir com o dízimo é cumprir o preceito bíblico de viver o amor, a generosidade com os irmãos. Não foi a Igreja que inventou o dízimo. Ele é a reposta do homem e da mulher à bondade e à misericórdia de Deus.

3. O dízimo é um ato de amor: aproxima-nos de Deus
Contribuir com o dízimo é um ato de consciente devolução a Deus, feito em espírito de fé. É entrega, não só de dinheiro ou de bens, e sim da própria vida, com suas alegrias e tristezas, decepções e esperanças, derrotas e vitórias. O dízimo se torna, deste modo, uma oração, um ato de Amor a que agrada a Deus, tornando-se para nós uma fonte de bênção.

4. O dízimo é partilha que vence o egoísmo
O amor, a fraternidade, a generosidade e a partilha, são encontradas na Bíblia de Gênesis a Apocalipse. Contribuir com o dízimo é abrir o coração e a vida, partilhando livremente, com alegria, o que se tem, mesmo quando se tem pouco. Só quem é generoso dá o dízimo. O egoísta, por enxergar apenas a si mesmo, não sabe ser grato, nem conhece o valor e a alegria da partilha.

5. O dízimo não é esmola: é dever de justiça
Quem contribui com o dízimo não da um favor à Igreja. Está, sim, assumindo o seu lugar na comunidade, como membro vivo e responsável.

6. Pelo dízimo ajudamos à Igreja em sua missão evangelizadora
Quem oferta o dízimo, torna-se evangelizador, mesmo que não possa ou não saiba pregar. O ato com o dízimo por si é um ato evangelizador.

7. Dízimo ajuda a formar a comunidade
Contribuir com o dízimo é solidarizar-se com os demais membros da comunidade e com as demais Paróquias da Diocese.
O dízimo cria a comunhão fraterna na Família de Deus, Deus é nosso Pai e nós somos os filhos. Somos uma família e todos unidos estamos ligados à comunidade, que é a Igreja de Jesus. Isto é missão, e a Dimensão Missionária é uma das dimensões em que o dízimo busca (Nm 18.20-32; I Co 9.4-14). Nessa dimensão missionária estão o Bispado, Seminários além dos gastos para a evangelização dos missionários, bispos, sacerdotes, leigos, etc. Conforme os dons recebidos de Deus.

8. Dízimo: Celebração da vida e da fé
Contribuir com o dízimo é ajudar a manter e cuidar da Igreja, a casa de oração da comunidade (Ne 10.33-40). É com o dinheiro do dízimo que se adquire os vasos sagrados, velas do altar, as flores, vinho, hóstias, livros, Bíblias, sons, folhetos litúrgicos, gastos para manutenção e organização da Igreja (luz, água, telefone, funcionários, etc.) e tudo mais que é necessário para celebrar o culto a Deus.

9 Todas as pastorais dependem do dízimo
O dízimo é uma pastoral. A catequese, a formação dos jovens, a preparação dos agentes de pastoral, coordenadores e líderes comunitários, as diversas atividades que desenvolvem os dons e os colocam a serviço de Deus e dos irmãos, dependem dos recursos materiais. O dízimo é quem fornece estes recursos. O dízimo ajuda a construir a Igreja viva.

10. É do dízimo que os sacerdotes, diáconos retiram o seu sustento
Contribuir com o dízimo é auxiliar no sustento dos ministros ordenados para o serviço à comunidade.
Comunidade consciente é a que se preocupa com os seus sacerdotes, diáconos. Eles têm o direito de receber um salário digno (Lc 10.7; I Co 9.13-14; I Tm 5.17).

11. Pelo dízimo, os pobres são assistidos e promovidos
Trata-se da dimensão Social do Dízimo (Dt 14.22-29; Dt 26.12-15; Mt 25.31-46)
Contribuir com o dízimo é colocar-se à disposição dos mais pobres, vendo neles o próprio Jesus. Em cada comunidade uma parte do dízimo deve ser destinada em favor dos mais carentes. Eles têm direito ao nosso amor e à nossa solidariedade. Aqui está o trabalho da promoção humana.
(Adaptado – Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Diocese de Santo André – ICAR).
Imagem: http://www.paroquiasantaritadecassia.org/anuncio/index.php/2009/06/10-boas-razoes-para-tornar-se-um-dizimista/