sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mudança de Pensamento

desconhecido
Texto base: Mude o disco de sua mente. Insira pensamentos positivos
TEXTO: Mateus 15.18-20a

INTRODUÇÃO
Créditos: Maria Mercedes Beltran, Livreto: “Pensar positivo, mude o disco de sua mente”
O mundo pode ser dividido em dois:
o daqueles que têm um pensamento cujo padrão geral os conduz a focar o que é positivo
o dos que têm seu foco nos acontecimentos negativos
O mundo vai cair sobre sua cabeça se continuar com o pensamento “por que tudo vai mal para mim?” em vez de “como posso mudar isso?”
A informação não utilizada tende ao desaparecimento; em contrapartida, a que está mais presente na memória adquire maior força e influência sobe nossa conduta. Insira pensamentos positivos e permanentes em sua mente. Reforce-as com a repetição. Dê as boas vindas a qualquer pensamento desejado que influencie sua conduta e suspenda todo aquele que lhe reforce o hábito de pensar de maneira negativa.

TRANSIÇÃO
Dicas práticas para mudarmos nossa maneira de pensar:

I.) Modifique seus pensamentos a partir de sua linguagem
Quando fala, você atua em duplo cenário: de um lado, transmite seus pensamentos aos demais, de outro, suas palavras se transformam em comunicação para si mesmo.
Pv 18.20,21; Ef 4.29; 5.19
Nossa percepção determina nossos pensamentos, que determinam nossa linguagem, que determinam nossas opções, que determinam nossa conduta (modo de agir), que determinam nossos resultados, que realimentam nossa percepção!

II.) Circule em um ambiente positivo, Crie um ambiente de fé
Transforme-se no anjo das boas notícias (não divulgue episódios negativos e repita muitas vezes fatos positivos!).
Fuja do grupo de pessoas cuja principal função é propagar más notícias
Selecione amizades que tragam alguma “contribuição” a seus propósitos (cada um é responsável pelo ambiente e pelas pessoas que o cercam).
Cuidado com as notícias que chegam aos seus ouvidos (inclusive pelos Telejornais)
não acompanhe pormenores de notícias violentas e desalentadoras
informe-se, mas sem excesso.
Fp 4.8
Mude o tema da conversa
Controle rigorosamente seu modo de se referir ao cotidiano (ex. reclamar do trânsito). Qual é a utilidade desses comentários? Eles auxiliam na resolução de situações, ou antes, exercem uma influência negativa sobre você e os demais ouvintes?
Não dirija insultos a si mesmo, nem a outros e nem às instituições.
Inicie a mudança por si mesmo e ela se projetará nos demais

III.) Renove sua mente pela Palavra de Deus
Rm 12.2 – Transformar-se (Mudar) pela renovação da nossa mente. Como? Substituindo a maneira de pensar de dúvida, incredulidade, ansiedade por fé e confiança.
Js 1.8 e Sl 1.2 – Meditar na Palavra de Deus de dia e de noite. Por que? Pois a Palavra tem os subsídios que você precisa para mudar os seus padrões de pensamento.
Cl 3.2 – Devemos ocupar nossa mente com as coisas celestiais

Fonte: http://www.creio.com.br/2008/esboco01.asp?noticia=245

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Definição de Saudade

Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (...) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.
Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional. .. Comecei a freqüentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.
Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!
Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.
— Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores.. . Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!
Indaguei:
— E o que morte representa para você, minha querida?
— Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.)
— É isso mesmo.
— Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!
Fiquei "entupigaitado" , não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.
— E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.
Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei:
— E o que saudade significa para você, minha querida?
— Saudade é o amor que fica!
Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade:

Saudade... é o amor que fica!

Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas, deixou-me uma grande lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. Quando a noite chega, se o céu está limpo e vejo uma estrela, chamo pelo "meu anjo", que brilha e resplandece no céu.
Imagino ser ela uma fulgurante estrela em sua nova e eterna casa. Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que me ensinaste, pela ajuda que me deste. Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno.
ATITUDE É TUDO!!!

Seja mais humano e agradável com as pessoas.
Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha.
- Viva com simplicidade.
- Ame generosamente.
- Cuide-se intensamente.
- Fale com gentileza.
- E, principalmente, NÃO RECLAME!

domingo, 19 de setembro de 2010

O rei e o falcão

Conta a lenda que, certa manhã, o guerreiro mongol Gengis Khan e sua tropa saíram para caçar. Enquanto seus companheiros levavam flechas e arcos, Gengis Khan carregava apenas seu falcão favorito no braço. O animal era melhor e mais preciso que qualquer flecha, porque podia subir ao céu e ver tudo o que o ser humano não conseguia ver.
Entretanto, apesar de todo o entusiasmo, o grupo não conseguiu encontrar nada. Decepcionado, Gengis Khan voltou para o acampamento. Mas, para não descarregar sua frustração em seus companheiros, separou-se da comitiva e resolveu caminhar sozinho.
Gengis Khan permanecera na floresta mais tempo que o esperado e estava extremamente cansado e com muita sede. Por causa do calor do verão, os riachos estavam secos. Ele não conseguia encontrar água para beber, até que avistou um fio de água descendo por um rochedo bem à sua frente. Na mesma hora, retirou o falcão do braço e pegou o pequeno cálice de prata que sempre carregava consigo. Era apenas um fio de água que corria pelo rochedo, por isso ele demorou um longo tempo para ele conseguir encher o cálice. Mas quando estava prestes a levá-lo à boca, o falcão levantou voo e arrancou o copo de sua mãos, atirando-o longe.
Gengis Khan ficou furioso, mas era seu animal favorito, talvez também estivesse com sede. Apanhou o copo, limpou a poeira e tornou a enchê-lo. Após outro tanto de tempo, com a sede apertando cada vez mais e com o cálice já pela metade, o falcão o atacou novamente, derramando o líquido.
Gengis Khan adorava seu animal, mas sabia que não podia deixar-se desrespeitar em nenhuma circunstância, já que alguém podia estar assistindo à cena de longe e mais tarde contaria aos seus guerreiros que o grande conquistador era incapaz de domar uma simples ave.
Desta vez, tirou a espada da cintura, pegou o cálice, recomeçou a enchê-lo. Manteve um olho na fonte e outro no falcão assim que viu ter água suficiente e quando estava pronto para beber, o falcão de novo levantou voo e veio em sua direção Gengis Khan, em um golpe certeiro, atravessou a espada no peito do falcão, matando-o.
Ele retomou o trabalho de encher o cálice. Mas o fio de água havia secado. Decidido a beber aquela água de qualquer maneira, Gengis Khan escalou o rochedo em busca da fonte. Para sua surpresa, havia realmente uma poça de água e, no meio dela, morta, uma das serpentes mais venenosas da regia-o Se tivesse bebido a água, teria morrido imediatamente.
Gengis Khan voltou ao acampamento trazendo o falcão morto nos braços e dizendo para si mesmo:
- Hoje aprendi uma triste lição! Muitas vezes nos precipitamos em jugar e agir, ferindo assim a quem mais nos ama e chega a dar a sua vida por nós...
Ele mandou fazer uma reprodução em ouro da ave e gravou em uma das asas:
"Mesmo quando um amigo faz algo que você não gosta, ele continua sendo seu amigo."
E, na outra:
"Qualquer ação motivada pela fúria é uma ação condenada ao fracasso, pois nem sempre o que parece ser, realmente é!"
Autor desconhecido
Do livro: Valores Humanos – a revolução necessária
Izabel Ribeiro
All Print Editora

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O que é ser anglicano


De onde viemos
A origem do anglicanismo está relacionada com a evangelização das Ilhas Britânicas, no século III, quando cristãos, refugiados das perseguições, lá se estabeleceram com Igreja, que manteve identidade própria até o século VI. Unida, então, à Igreja de Roma, recuperou a autonomia por interesses particulares da monarquia no século XVI, reformando-se. Hoje é constituída por mais de trinta Províncias, em quase duzentos países, com cerca de 70 milhões de fiéis.

Em nossa pátria
No Brasil, estamos presentes desde meados do século XIX, com capelanias para servir a anglicanos. Fomos a primeira Igreja reformada, quando a Igreja de Roma era a religião oficial do Império, a ter permissão para construir seus próprios templos. Em 1890 chegaram os primeiros missionários episcopais, vindos dos Estados Unidos com o objetivo de colaborar na evangelização do nosso povo, estabelecendo as bases da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Somos a 19ª Província Eclesiástica da Comunhão Anglicana.

Desafio ecumênico
Por sermos uma Igreja que conserva com carinho valores que são comuns aos demais cristãos e, ao mesmo tempo, busca sempre novas formas de expressar a fé e de servir, procuramos ter um relacionamento fraterno com as outras comunidades cristãs. Consideramos de importância cristãs. Consideramos de importância fundamental o desejo expresso por Jesus, quando orou para que os seus discípulos se conservassem unidos “para que o mundo creia”. Queremos colaborar com todos os que pertencem à grande família cristã, na missão que Cristo nos confia. Reconhecemos a validade do batismo das igrejas irmãs e, em nossas igrejas, a mesa de comunhão está aberta para qualquer cristão. Todos são bem-vindos.

Nossas doutrinas
A Comunhão Anglicana tem na Bíblia a principal fonte de doutrina; todavia as Escrituras Sagradas são aceitas, a um só tempo, como Palavra de Deus e produção histórica e cultural do povo de Israel e da Igreja primitiva. Isso possibilita o espaço necessário à leitura critica adequada à luz da tradição da Igreja, do estudo e da razão. Expressa a sua fé nas palavras dos dois grandes Credos históricos do Cristianismo: o Apostólico, como símbolo batismal e o Niceno-Constantinopolitano, como suficiente declaração da Fé cristã. Eles foram escritos ao tempo dos Concílios Ecumênicos, que proclamavam a unidade da Igreja.
Somos uma Igreja sacramental. Cremos que os sacramentos “são sinais externos e visíveis de uma graça interna e espiritual” concedida por Cristo. O Santo Batismo e a Santa Eucaristia, ministrados com as palavras do próprio Cristo e com elementos por ele ordenados, são os principais meios de graça sacramental. Administramos, também, os Sacramentos da Igreja. Embora não tenham sido especificamente ordenados por Jesus, reconhecemos o seu caráter sacramental. São cinco os Sacramentos da Igreja: a Confirmação, a Penitência (Confissão e Absolvição), as Sagradas Ordens Ministeriais (Bispos, Presbíteros e Diáconos), o Santo Matrimônio e a Unção dos Enfermos.
Somos uma Igreja Episcopal, liderada por bispos que são sucessores dos Apóstolos. Cremos que o Episcopado Histórico é um dom de Deus para o bem da sua Igreja. O Ministério do Bispo é representar Cristo e sua Igreja especialmente como Apostolo, Sumo Sacerdote e Pastor principal de uma Diocese; conservar a fé, unidade e disciplina da Igreja toda; proclamar a palavra de Deus; agir em nome de Cristo para reconciliar o mundo e edificar a Igreja, e ordenar outros para continuar o ministério de Cristo. Os bispos governam a Igreja de forma colegiada, com a participação dos demais clérigos e dos leigos.
As Igrejas da Comunhão Anglicana auto identificam-se a um só tempo como Católicas e Reformadas, graças, neste último caso, à contribuição da Reforma do século XVI. Consideramo-nos uma Igreja “Católica para toda a verdade de Deus e Protestante contra todos os erros humanos”.
Para os reformadores a salvação da humanidade está edificada sobre quatro pilares: Somente Cristo, somente pela Fé, somente pela Graça, somente pelas Escrituras Sagradas. Estes pilares tem marcado a Fé Evangélica Reformada até os dias atuais.
Ser anglicano significa...

... Ser parte da Igreja Católica de Cristo, sem excluir ou isolar-se de outros cristãos. Participar da vida do povo de Deus, com suas alegrias e tristezas. Pertencer a uma comunidade onde cada pessoa é respeitada em sua individualidade e pode utilizar os seus talentos. Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão. Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade. Considerar com seriedade as Escrituras Sagradas, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente.
Preferir a liberdade em Cristo, mais do que a uniformidade de opiniões.
...Sentir devoção e reverência pelos Sacramentos, sem tentar definir cada ponto desses grandes mistérios. Conceber o ministério, como dever e privilégio de todos os batizados. Insistir na moralidade (aquilo que é bom e edifica) e evitar o moralismo (que define a salvação decorrente de uma conduta e não pela obra de Cristo). Participar da herança apostólica, a fé no Evangelho de Cristo. Ser parte de uma história antiga e sagrada, que se renova a cada dia. Crer que a Igreja é de todos e que todos têm o privilégio de sustentá-la segundo a possibilidade de cada um.
Participar da administração e do governo da Igreja segundo a ordem estabelecida. Pertencer a uma família internacional, intercultural e inter-racial que por mandato de Cristo, proclama o Evangelho até o último rincão da terra.

Nossa missão
A Igreja existe no poder do Espírito Santo para:
1. Proclamar as Boas Novas do Evangelho;
2. Batizar, ensinar e nutrir pastoralmente os fiéis;
3. Servir com amor aos necessitados;
4. Lutar pela transformação das estruturas sociais injustas;
5. Zelar pela integridade da vida em todas as suas manifestações.
Fé e prática

Como é possível ser católico e protestante ao mesmo tempo?
Como é possível incluir conservadores e liberais sob o mesmo título denominacional? Como pode uma Igreja ser hierárquica (dirigida por bispos) e democrática (governada pelo clero e povo) ao mesmo tempo? Como entender o conceito da diversidade na unidade?
Na prática, isso significa que as igrejas episcopais ou anglicanas não dizem taxativamente aos seus membros: “Você tem de fazer isso ou aquilo”. Ao contrário, adotam uma atitude de conselho e recomendação: “para o seu próprio bem e para p crescimento na vida e na comunidade, convém que você siga o que ensina a sabedoria da Igreja, guiada pelo Espírito Santo e pelas Sagradas Escrituras”. Por isso, para ajudar as pessoas que procuram a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), ela oferece conselhos e ajuda pastoral, formação educacional, espírito de solidariedade, adoração individual e pública e os sacramentos da graças de Deus.

Aprender, orar e servir
Estas três atitudes sintetizam a nossa preocupação em aprender cada vez mais de Cristo. Em nossa Escola Dominical reunimo-nos, todos os Domingos de manhã, para catecismo, com classes para crianças, jovens e adultos. Nos estudos bíblicos, abordamos temas interessantes e atuais. Procuramos desenvolver a nossa espiritualidade por meio da oração, do louvor, da Comunhão e das mensagens em cada culto. Incentivamos as devoções particulares e recomendamos literatura apropriada. Cremos que é importante testemunhar nossa fé procurando servir, das demais formas, a todos os que nos cercam.
Fonte:
http://www.psj.org.br/

sábado, 11 de setembro de 2010

A Pedra e o metal

Certo dia o metal começou a bater numa pedra e ela, surpresa e indignada, virou-se e lhe disse.
_ Que é isso? Você deve estar me confundindo com alguém, porque não conheço você. Deixe-me em paz, pois nunca fiz mal a ninguém!
O metal olhou para a pedra, sorriu e em seguida respondeu: - Se você tiver um pouco de paciência, verá que coisa maravilhosa posso fazer você produzir.
A essas palavras a pedra, conformou-se e suportou com grande paciência os golpes que o metal lhe infligia. Finalmente, de repente fez-se uma faísca que acendeu um fogo maravilhoso, com o poder de fazer coisas fantásticas.

Esta fábula é dedicada àqueles que iniciam seus estudos de má-vontade, apesar dos incentivos para prosseguir. Porém, se foram pacientes e persistentes, obterão resultados magníficos.

Leonardo da Vinci
Fonte: Leonardo da Vinci, Fábulas e Lendas – Bruno Nardini – Círculo do Livro – 1972 – p.71

O Leão

Os filhotes não haviam ainda aberto os olhos. Estavam há três dias juntinho da mãe leoa, movendo-se apenas para tatear em busca de leite, sem nada ver nem ouvir.
Um pouco afastado, o leão observava-os orgulhosamente.
Subitamente pôs-se em pé e, sacudindo a linda juba, soltou um rugido que parecia um trovão.
Imediatamente os filhotes abriram os olhos, enquanto que todos os animais selvagens da floresta fugiram atemorizados.

Assim como o leão acorda seus filhos com um grito alto, também o elogio desperta a virtude adormecida de nossos filhos. Encoraja-os a estudar e a lutar pela honra, e afasta tudo o que é indigno deles.
Leonardo da Vinci
Fonte: Leonardo da Vinci, Fábulas e Lendas – Bruno Nardini – Círculo do Livro – 1972 – p.53

O Pintassilgo

Ao voltar para o ninho, trazendo no bico uma minhoca, o pintassilgo não encontrou seus filhotes. Alguém os havia levado embora durante sua ausência.
Começou a procurá-los por toda a parte, chorando e gritando. A floresta inteira ecoava seus gritos, mas ninguém respondia.
Dia e noite, sem comer e dormir, o pintassilgo procurou seus filhotes, examinando todas as árvores e olhando dentro de todos os ninhos.
Certo dia um pássaro lhe disse:
- Acho que vi seus filhotes na casa do fazendeiro.
O pintassilgo voou, cheio de esperança, e logo chegou à casa do fazendeiro. Pousou no telhado, mas lá não havia ninguém. Voou para o pátio – ninguém.
Então levantando a cabeça, viu uma gaiola pendurada do lado de fora de uma janela. Os filhotes estavam presos lá dentro.
Ao verem a mãe, subindo pela grade da gaiola, os filhotes começaram a piar, suplicando-lhes que os libertasse. O pintassilgo tentou quebrar as grades com o bico e com as patas, mas foi em vão.
Em seguida, com um grito de grande tristeza, voou novamente para a floresta.
No dia seguinte o pintassilgo voltou para junto da gaiola dentro do qual seus filhotes estavam presos. Fitou-os longamente, com o coração carregado de tristeza. Em seguida alimentou-os um a um, através das grades, pela última vez.
Levara-lhes uma erva venenosa, e os passarinhos morreram.
- Antes a morte, disse o pintassilgo – do que perder a liberdade.
Leonardo da Vinci
Fonte: Leonardo da Vinci, Fábulas e Lendas – Bruno Nardini – Círculo do Livro – 1972 – p.22.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Domingo de Pentecostes


Introdução
O dia de Pentecostes celebra a dádiva do Espírito Santo para a Igreja. Na Páscoa, Deus ressuscitou Jesus da morte; no Pentecostes, ele vivifica o corpo de Cristo, a Igreja, pelo poder do Espírito. Pela dádiva do Espírito, Deus deu à Igreja o poder de continuar a missão de Jesus Cristo, na terra, até o fim dos tempos. O Espírito Santo anima, guia e instrui a Igreja, através de sua presença na Palavra e nos Santos Sacramentos; concede dons a fim de habilitar a Igreja no cumprimento de sua missão de proclamar e viver o evangelho entre os povos. A festa de Pentecostes coroa e marca o fim do período da Páscoa. Celebremos o Pentecostes.

Hino: (Sugestão: Vem, Espírito Divino – Hinário Episcopal nº 303)

Acolhida
Celebrante: Bendito seja Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.
Povo: Bendito seja o seu reino, agora e sempre. Amém.
Oficiante: Venha Senhor, venha sobre nós
Povo: Venha Senhor, esteja entre nós
Oficiante: Venha como o vento para nos mover
Povo: Venha como a luz para nos iluminar.
Oficiante: Venha como a noite para nos conceder descanso
Povo: Venha como a chuva para nos banhar.
Oficiante: Venha como o sol para nos aquecer
Povo: Venha como o silêncio para nos acalmar.
Oficiante: Venha, Senhor, Esteja entre nós
Veni Creator (David Adam – Celtic daily prayer. P.285)

Louvor e Adoração
Oficiante: Aleluia. O Espírito do Senhor enche o mundo;
Todos: Vinde, cantemos ao Senhor, Aleluia!

Hino (Sugestão: Espírito Santo de Deus)

Espírito, Espírito Santo de Deus (2x)
Vem controlar todo o meu ser, vem dirigir o meu viver.
O meu pensar, o meu falar, o meu sentir, o meu agir.
Espírito...


Oração Coleta do dia
Celebrante: O Espírito do Senhor seja convosco.
Todos: Seja também contigo.
Celebrante: Oremos (far-se-á um período de silêncio)

Celebração da Palavra
1ª leitura:
Salmo:
2ª Leitura

Aclamação ao Santo Evangelho (Sugestão: Podes reinar – Louvemos o Senhor nº 715)

Santo Evangelho:

Homilia

Credo Niceno – LOC p.72
Cântico preparação para a Intercessão do Povo de Deus)

(Sugestão – O Espírito de Deus está aqui)
O Espírito de Deus está aqui / Operando em nossos corações
Trazendo sua vida e poder / Ofertando sua graça e poder

Os feridos de alma são curados / Os cativos e oprimidos livres são
Os enfermos e doentes são sarados / Pois o Espírito de Deus está aqui.

Intercessão (Oração do Povo de Deus)
Oficiante: Roguemos ao Pai, com afeto e ternura que renove em nós os dons do Espírito Santo, o Santificador e vivificador de toda a humanidade, e confiemo-nos a sua eterna bondade. Após casa prece, cantemos: (ou dizemos)

Todos: Vem, Espírito Santo!Vem, Espírito Santo!

Oficiante: Senhor, renova em tua igreja o dom da Sabedoria.
Oficiante: Senhor, renova em tua igreja o dom da fé.
Oficiante: Senhor, renova em tua igreja o dom de Milagres.
Oficiante: Senhor, renova em tua igreja o dom da Cura
Oficiante: Senhor, renova em tua igreja o dom do Profetismo.
Oficiante: Senhor, renova em tua igreja o dom da Ciência.
Oficiante: Senhor, renova em tua igreja o dom do Discernimento

* Momento de Silêncio para oração pessoal.
Ó Deus, que com a graça do Teu Espírito Santo animaste a vida e a missão dos primeiros discípulos de Jesus; ilumina com o mesmo Espírito os nossos corações e acende neles o fogo do teu amor, para que sejamos testemunhas da Ressurreição. Oramos em nome de Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Saudação de Paz
Em diferentes idiomas a comunidade desejará a paz do Senhor, como símbolo da beleza da diversidade humana (Sugestão: Aqui poderá desejar a paz do Senhor em vários idiomas).
*Estando todos de pé, o Celebrante dirá ao povo:
Celebrante: A Paz do Senhor seja sempre convosco
Todos: Seja também contigo.

Ofertório
(Sugestão: Hino: Eu navegarei no Oceano do Espírito)
Santa Eucaristia

Bênção de Pentecostes
Todos: Espírito Santo, eterno vento da ousadia, embala-nos com tuas canções, aquece-nos com teu sopro, fortalece-nos com tua leveza, enriquece-nos com a tua paz.

Hino Final

Despedida

Fontes: Manual da IPI;p.192 / Culto e Arte – Pentecostes; p.79 / Ofício Divino das Comunidades;p.592 / LOC IEAB / Celtic daily prayer.p.285)
Imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://anomalias.weblog.com.pt/arquivo/Emaus_pentecostes3.jpg&imgrefurl=http://sempresereformando.blogspot.com/2010/05/pentecostes-entrega-compromisso-e.html&h=411&w=400&sz=33&tbnid=TEpwbxZzWplxzM:&tbnh=125&tbnw=122&prev=/images%3Fq%3Dpentecostes&zoom=1&q=pentecostes&hl=pt-BR&usg=__lBhPFjkB6ekjKV-HAnl36KRqpuc=&sa=X&ei=XB2FTNrzG8P98AbvrISFBA&ved=0CDAQ9QEwBw
Paróquia da Santa Lídia – Dia 23.05.2010 – Rev. Tadeu Santos)