terça-feira, 15 de setembro de 2009

Aprenda a ver o melhor das pessoas

Paróquia Anglicana do Cristo Salvador – Mauá
Sermão dia 30 de agosto de 2009.
Texto Bíblico: Mc 7.-8,14-15
Título: Aprenda a ver o melhor das pessoas
Conta-se que em um jardim muito florido havia duas flores que eram amigas. Elas conversam muito, mas nunca haviam conseguido olhar uma para a outra, pois o destino fez com que nascessem viradas em direção opostas.
A primeira, a Florisbela nasceu em direção ao jardim, então tinha a visão de tudo de mais belo, via as outras flores, sentia seus perfumes e o pulular de cores. A Florisbela conseguia enxergar o que tinha de melhor das outras flores. Ela percebia que algumas não eram bonitas, porém tinham um perfume delicioso, outras eram lindas, entretanto sem perfume, mas todas tinham sua virtude.
A outra flor, a Carmélia, infelizmente nasceu virada para um terrível e sujo terreno baldio, sua visão era de um lugar imundo, desarrumado e ela via todos os dias pessoas que jogavam tudo o que não queriam mais naquele lugar: sofá, entulho e um monte de outros lixos. A Carmélia apesar de não conseguir enxergar a beleza do jardim, ouvia a voz macia das flores. Sim! Nesse jardim as flores falavam, sentia seus perfumes, não tinha a visão, mas a percepção do olfato e audição, porém por causa de sua visão do feio, só conseguia perceber o pior das outras flores, Imaginava-as horrorosas. Achava que uma falava demais, outra o perfume enjoativo, a outra chata. Ela praticamente não usava seus outros sentidos, não conseguia ver com o coração, limitava-se a visão do exterior.
Nós seres humanos somos parecidos com a Florisbela e Carmélia, alguns nasceram em lares felizes que tinham seus problemas, lógico! Mas eram felizes. Por causa do ambiente que nasceram e das experiências que tiveram conseguem valorizar o melhor das pessoas. Percebem que às vezes uma pessoa é um pouco chata, mas é bondosa, outra é mal humorada, mas pode-se contar com ela para o que der e vier. Desenvolveram a visão do Beija-Flor que vê somente as flores. Essas valorizam os perfumes e belezas que cada pessoa tem.
Outros de nós nasceram em lares não tão felizes e tiveram experiências não tão boas assim, isso trouxe amargura e ver o melhor das outras pessoas é difícil ou quase impossível. Só conseguem vislumbrar a chatice ou mau humor do outro. Não vêem o melhor delas, pois estão presas em suas experiências antigas e amargas, não percebem os perfumes e vozes macias. Desenvolveram a visão do urubu que só consegue ver a podridão.

Introdução
O evangelho de hoje relata um grupo de pessoas, integrado por mestres e doutores da lei, representantes da religião oficial dos judeus. Com autoridade (e até opressão) exerciam domínio sobre os mais humildes. Faziam prevalecer suas interpretações religiosas ao povo. Censuravam qualquer erro segundo a lei. Colocavam-na acima da misericórdia, amor. A letra era mais importante que a vida.

Propósitos desses homens
Quando os fariseus e doutores da lei aproximaram-se de Jesus tinham vários propósitos:
1. Ridicularizar e censurar as práticas de Jesus e seus discípulos;
2. Mostrar que eles eram os legítimos representantes da religião e de Deus.
3. Que tanto Jesus como seus discípulos deviam ficar debaixo de sua autoridade e disciplina;
E por último, buscavam desqualificar o ensinamento e autoridade de Jesus.
O ponto de discussão e discórdia.
O ponto de discussão foi o cerimonial religioso de purificação antes de tomar os alimentos e a prática dos discípulos em lavar as mãos sem os muitos detalhes e orações do cerimonial. COMO PODEMOS NOTAR OS QUE VIERAM QUESTIONAR A JESUS ATUAVAM SEGUNDO O COSTUME HERDADOS DA TRADIÇÃO, SEM PREOCUPAREM-SE COM AS PESSOAS, MAS SOMENTE COM A LETRA.
Aqueles fariseus e doutores da lei não conseguiam ver os milagres, ensinamentos de Jesus, pois estavam engessados por seu passado, com aquilo que vivenciaram e com a tradição.

Jesus responde com a palavra de Deus
Jesus responde com a palavra de Deus manifestada pelo profeta Isaías. A essência da resposta é que entre Deus e cada essoa existe uma relação, o mestre quer dizer que o que realmente importa é o interior das pessoas e não o exterior. O que trazem no coração. Jesus afirma: “Esse povo me honra com os lábios, mas o coração deles está longe de Deus”.

Decidimos seguir o mestre
Nós que somos cristãos e cristãs e decidimos seguir o mestre Jesus. Ele quer que vivamos (e não sobrevivamos) esta vida crendo naquilo que é belo, justo, agradável e no que é verdadeiro, seguros na construção de um mundo mais feliz.
Revisando nossas práticas
Agora há algumas coisas que precisam revisar. Deus nos tem capacitado para examinar nosso coração.
Devemos rever aqueles pensamentos, sentimentos, costumes, maneiras de pensar e falar. Encontrar elementos que travam as relações afastam as pessoas de nós, da igreja.
Deus hoje nos dá a oportunidade de submeter as nossas vidas ao seu Evangelho que produz misericórdia, graça, relações verdadeiras.
Seguimos a Jesus e podemos enxergar as pessoas, o mundo e as situações à partir de sua Palavra com humildade e misericórdia e assim vislumbrar o lado bom das pessoas e situações.
Enchamo-nos da presença de Jesus e peçamos que Ele mude as nossas vidas. Que seu Santo Espírito habite em nós. Que seu amor e compaixão nos inunda e que possamos ser comunicadores das boas novas do Reino.

Bibliografia
Lecionário B - Centro de Estudos Anglicanos
Homílias Para El Lecionario Dominical – Ano B – Ministerios Hispanos – The Episcopal Church

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

E quando perguntarem para você quem eu sou?

Paróquia Anglicana Cristo Salvador
Homília dia 13 de setembro de 2009.

Texto Básico: São Marcos 8. 27.38
Título: E quando perguntarem para você quem eu sou?

Introdução
Jesus estava a caminho da região de Filipe de Cesaréia e em dado momento perguntou aos discípulos que estavam com ele: "Quem dizem os homens que eu sou?".

Resposta dos discípulos
Chove respostas por todos os lados: "Alguns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”.
Não podemos desprezar a opinião daquela multidão, que via Jesus segundo a perspectiva da fé judaica. O mestre é colocado entre os grandes de Israel.
É importante ressaltar que colocar Jesus entre os profetas, significa dar-lhe atribuição divina. E ver Jesus como Elias é considerá-lo como o maior dos profetas, aquele que deve anteceder imediatamente o fim de todas as coisas.

Uma pergunta inofensiva
Até agora a pergunta de Jesus é inofensiva e despretensiosa, pois não compromete ninguém expressa a opinião do outro. Diante da pergunta os discípulos descarregam respostas
Quando alguém pergunta prá gente: “-O que o pessoal tem falado de mim?” Até aí expressaremos a opinião do outro, mas se a pessoa pergunta: “- e você o que pensa e fala de mim?” Provavelmente engasgaremos para responder.

E vocês, quem dizem que eu sou
A pergunta é só uma introdução, logo após vem a facada, pois Jesus pergunta: "E vós, quem dizeis que eu sou?"
Dessa vez não choveu respostas, agora não era a resposta dos outros, mas a opinião pessoal. Essa opinião traz consequências para a vida, provavelmente houve aquele silêncio aterrador, deram aquela tossida básica, quem sabe um deles disse “- Senhor, vou dar uma chegadinha ali e já volto” .

Pedro arrisca uma resposta
Pedro arrisca uma resposta e Pedro diz “Tu é o Messias”,ou seja, Pedro reconhece que o Mestre é o enviado por Deus, aquele que havia sido prometido por Deus para salvar a Israel.

Jesus passa a ensinar os discípulos
Logo após a resposta de Pedro, Jesus passa a ensinar os discípulos de que iria sofrer, morrer e depois ressuscitar. Pedro repreende Jesus por seu ensinamento. O apóstolo ainda não tinha entendido a missão de Jesus. Esperava o Messias rei, guerreiro e que iria restaurar o reino político de Israel.

Quem é Jesus? O que é ser discípulo?
Muitas vezes nós também não entendemos quem é Jesus, carregamos em nossas mentes e corações, uma visão equivocada da sua missão, discipulado e Igreja e responder quem é Jesus e o que é ser seu discípulo e discípula é fundamental, pois a visão que temos de Jesus determinará a maneira de segui-lo.

Visões de Jesus
Qual a visão que muitas pessoas têm de Jesus e da religião?
- A religião do Jesus milagreiro: Alguns têm a visão de Jesus como um milagreiro, como alguém que cura todas as doenças, câncer, dor de dente, obesidade..., dá prosperidade: carro novo, casa nova, etc. Já ouvi gente falando: vamos ali naquela igreja que o pastor o padre faz uma oração forte (isso se existisse oração fraca ou forte Acredito que Deus pode nos abençoar e curar, mas devemos tomar cuidados com esse tipo de visão. As pessoas que acreditam assim acabam procurando a Deus e a igreja, quando estão com alguma dificuldade.
Aqueles e aquelas que seguem a Jesus sabem que muitas vezes passa-se pelo sofrimento e o silêncio de Deus. A vida cristã não é só milagre. Apesar das dificuldades sabem que são amados e amadas de Deus.

- A religião do Jesus light: Não é porque ele é magrinho e esbelto. Essa visão de Jesus está na moda. Sem exigências, compromisso com o outro e com o evangelho, sem paixão, sem cruz, sem compromisso com a transformação social.

- A religião do Jesus Oba! Oba!: Este também está na moda e é amado por setores da mídia: São bem conhecidos os grandes shows da fé, as entrevistas com o demônio, as demonstrações de poder de pastores e pastoras super ungidos.
Quem tem o Jesus Oba! Oba! Está interessado em pular e dançar na “presença de Jesus”, mas não olha o irmão e irmã que sofre ao lado, nem estende o braço ao que sofre. Afinal virou moda dizer que se é evangélico, católico carismático. Colocar adesivo no carro, mas não permitir que Jesus entre no coração e na vida.

Conclusão
O texto nos desafia a clarificar em que Jesus acreditar. Naquele mesmo Jesus que foi pregado nesse e em outros púlpitos, saber que ele nos abençoa, mas às vezes a vida não é nada fácil, o mesmo que desafia através do evangelho, seu povo a amar profundamente a vida, as pessoas e toda a sua criação, compromissar-se com o fraco, com o sofredor e os pobres.
Qual o Jesus iremos escolher e tornar nossa olhar? Deus nos abençoe e seu Espírito Santo nos santifique e ajude a mudar a nossa visão.